Relações Públicas: evento premia Destaques do Bem.
Integrando o projeto RP do Bem, iniciativa propõe aproximação dos estudantes com a comunidade e homenageia apoiadores de causas sociais.
Homenagear pessoas que realizam trabalho voluntário ou se engajam em projetos sociais em Caxias do Sul. Esse foi o objetivo do evento Destaques do Bem, realizado pelo curso de Relações Públicas da UCS na segunda-feira, 17 de junho, no Salão de Atos da Reitoria.
O curso propõe, a cada semestre, a aproximação dos estudantes com a comunidade através da realização de atividades que despertem a cidadania e os valores humanos. O projeto RP do Bem já realizou atividades em parceria com entidades que atendem crianças, adultos e idosos.
Este semestre, o evento Destaques do Bem foi organizado pelos acadêmicos da disciplina de Eventos, com a orientação da professora Anaize Spada, prestando homenagem a dez pessoas. Segundo os organizadores do evento, “a partir de pequenas ações se faz a diferença, por isso, se homenageia, com muito orgulho, essas pessoas que fazem o bem para a nossa sociedade, doando-se com tanto amor, dedicação e perseverança”.
1º Destaque – Cíntia Maria Costamilan – presidente do Projeto Mão Amiga. O projeto encaminha para escolas infantis particulares crianças em vulnerabilidade social, de zero a quatro anos, que não conseguem vaga no ensino gratuito. Metade da mensalidade é paga pelo projeto e a outra metade pelos pais.
2º Destaque – Clementina De Marco Giacomelli – idealizadora do grupo Amigas de Peito e Alma. O grupo tem como objetivo apoiar e acolher mulheres com câncer de mama. Clementina é a atual coordenadora do banco de perucas do Hospital Geral.
3º Destaque – Doracélia Mello Dos Santos, da Pastoral da Criança. A Pastoral atua na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários, que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. O objetivo é o desenvolvimento integral da criança, do ventre materno aos seis anos.
4º Destaque – Eliana Zeni, da ONG Amor Vira-Lata. A ONG é composta por um grupo de voluntários que atua na valorização dos animais sem raça definida, na conscientização da sociedade sobre adoção responsável e a importância da esterilização no combate à superpopulação de animais de rua.
5º Destaque – Jean Kulmann, da entidade Café Solidário. O projeto iniciou suas atividades em 2014 e busca proporcionar momentos de paz aos moradores de rua. Além de alimentos, roupas e doações em geral, o grupo procura conceder, principalmente, atenção, respeito e companhia para essas pessoas.
6º Destaque – José Eduardo Berto, fundador do projeto Plantando Bem. O projeto tem como objetivo apoiar entidades em benefício de diferentes causas e públicos. Consiste em um grupo de amigos que pratica ações voluntárias, de diferentes formas.
7º Destaque – Márcia Andréia Zatta Grisa Paim, da entidade Bora Ajudar. Realiza diversas ações voltadas à arrecadação de fundos para custeio de tratamentos médicos, doação de cestas básicas e de brinquedos para crianças em vulnerabilidade social.
8º Destaque – Rosana Aparecida Guarese, do Hospital Geral de Caxias do Sul. A voluntária promove recreação a crianças no HG. A atividade consiste em uma oficina de biscuit, massa feita com poucos ingredientes e que permite a modelagem de diversas peças, que são levadas para casa pela criança como algo positivo do ambiente hospitalar.
9º Destaque – Shirlei Omizzolo – indicada pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul como a Empresária do Bem. É fundadora e integrante da diretoria da ONG Instituto Filhos, entidade envolvida com a adoção de crianças e adolescentes de Caxias do Sul desde 2007.
10º Destaque- Valtuir Rizzo – indicado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul, entidade da qual é diretor social. Trabalha como voluntário há 12 anos e participa ativamente das ações beneficentes realizadas pela CDL.
Fotos: Frispit UCS/Camille Correa