Representantes do Projeto InovaJuntos visitam a UCS para diagnóstico vocacional da região
Grupo formado por integrantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do CISGA – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha foi recebido pelo reitor Gelson Leonardo Rech, na tarde desta terça-feira, dia 11 de outubro
Polo de ciência e pesquisa, hub de inovação, turismo qualificado e a força da agronomia foram os principais diferenciais da região, apontados pelo reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, a representantes do Projeto InovaJuntos – Cooperação Triangular Urbana para a Inovação e Sustentabilidade, durante reunião realizada na tarde desta terça-feira, dia 11 de outubro, no Gabinete da Reitoria, no Campus-Sede da UCS.
A comitiva com representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do CISGA – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha – visitou a Universidade para realizar o Diagnóstico Vocacional Participativo. O objetivo do encontro foi realizar o levantamento de informações, por meio de escuta ativa e qualificada, com representantes dos diversos setores da sociedade para obter uma visão abrangente dos desafios e das potencialidades da região de abrangência do CISGA.
A ação integra o Projeto InovaJuntos e, além da própria CNM, a iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), com o co-financiamento da União Europeia (UE).
O projeto selecionou 18 municípios e dois consórcios Intermunicipais no Brasil com o objetivo de fomentar o desenvolvimento local por meio da vocação territorial. A reunião junto à Universidade foi uma das etapas do diagnóstico, que contemplou ainda escuta, ao longo da semana, de representantes de entes públicos. A partir dos dados obtidos, será elaborado um plano de trabalho para implementação no CISGA/RS, que será a base para a construção dos próximos passos do trabalho a ser realizado junto ao Consórcio.
“A região apresenta muitas potencialidades e, de fato, a pesquisa e a inovação são pontos de destaque, porque elas se integram à cadeia produtiva local, gerando um desenvolvimento significativo”, destacou o reitor, apontando a Universidade como um organismo importante para a vinculação desse ecossistema de inovação. Ele alertou ainda para um problema que precisa ser observado: a evasão escolar. Na região, o índice de abandono do Ensino Médio é de 20%, enquanto 60% das pessoas que finalizam a Educação Básica não dão continuidade aos estudos em uma Universidade.
Participaram do encontro, representando o CISGA: o presidente do Consórcio, prefeito Oscar Dall’Agno, de Paraí, o diretor executivo, Rudimar Caberlon, e o prefeito Fabiano Feltrin, de Farroupilha; pela Confederação Nacional de Municípios: Lorenna Gonçalves Cavalcante, da Assessoria Internacional, Fabiana Santana, analista técnica da Confederação, e o economista Yuri Lopes, da empresa de consultoria do Projeto InovaJuntos.
Pela UCS, participaram, além do reitor, o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Marcelo Faoro de Abreu, a Pró-Reitora de Inovação, professor Neide Pessin, o diretor de Relações Institucionais, professor Givanildo Garlet, e a professora Maria do Carmo Padilha Quissini, da Assessoria de Desenvolvimento Regional (UCS).
Foto: Bruno Zulian