Research Talks divulga projetos que impulsionam melhorias produtivas na indústria e na saúde
Encontro de pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul também terá momento de apresentação do novo mestrado em Computação Aplicada
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul promove, dentro do Fórum de Pesquisadores da Instituição, mais uma edição da conferência Research Talks. Na sexta-feira, 15 de setembro, a partir das 9h, professores que integram atividades de pesquisa na Universidade vão compartilhar informações sobre os estudos e projetos desenvolvidos.
O encontro aberto à comunidade ocorre presencialmente, no Salão de Atos do Bloco A, com possibilidade de participação virtual pelo Google Meet. Voltada para pesquisadores, mestrandos, doutorandos, gestores de inovação, empreendedores e interessados nos temas, a atividade ocorre mensalmente. Para obter certificado de participação, é necessário efetuar inscrição. Saiba mais.
Confira a programação de temas abordados nesta edição:
9h – Importância do Desenvolvimento de Ferramentas de Corte para Setor Produtivo, com Rodrigo Panosso Zeilmann, coordenador de Pesquisa da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS
Em um ambiente competitivo, a indústria de manufatura tem como objetivo produzir produtos de alta qualidade com eficiência e baixos tempos e custos de fabricação. Essas metas têm motivado engenheiros de processos a buscar e implementar, de forma constante, melhorias nos processos de fabricação por usinagem, que tem na ferramenta de corte um dos principais agentes influentes sobre os resultados econômicos. Com melhores ferramentas de corte, diminui-se os tempos e custos de fabricação. Atualmente, a preparação do gume da ferramenta de corte é considerada um dos principais aspectos de investigação das empresas que fabricam essas ferramentas. Na UCS, em parceria com empresas locais e internacionais, são desenvolvidos projetos de pesquisa na área de polimento de ferramentas de corte.
9h20min – Novo Mestrado Profissional em Computação Aplicada da UCS, com o professor André Luis Martinotto
O objetivo é apresentar o novo Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional – em Computação Aplicada da UCS, que estrutura-se em três linhas de pesquisa: Sistemas Embarcados, Inteligência Artificial e Ciência de Dados, e Simulação Computacional e Otimização. Aprovado pela CAPES, o Programa é o primeiro em sua área de concentração na região e deve ser inaugurado em breve. A proposta responde à crescente demanda por profissionais capacitados e qualificados na área de Tecnologia da Informação, com potencial de atuação dos egressos em diversas indústrias e empresas da região.
9h40min – Educação Interprofissional: um Estudo sobre Predisposição para Atuação Interprofissional no Contexto da Atenção Básica em Saúde, com a professora Magda Macedo Madalozzo
Os problemas de saúde têm aumentado em complexidade em função das mudanças tecnológicas, sociais, demográficas e econômicas em nível mundial, que têm alterado o perfil epidemiológico das doenças na contemporaneidade. O avanço dos conhecimentos científicos contribui para o reconhecimento da multicomplexidade e multicausalidade das doenças, que impõem desafios para a preservação da saúde humana que dificilmente podem ser atendidos por uma única área de conhecimento ou profissão. Nesse cenário, a educação interprofissional surge como alternativa para potencializar competências, conhecimentos e habilidades que podem fazer diferença para a resolutividade das demandas de cuidados da saúde dos usuários das redes de atenção básica (ABS). O esforço envolve o engajamento de instituições de saúde e de ensino, públicas ou privadas, no sentido de ampliar práticas colaborativas em cuidados. A pesquisa em questão, sustentada teoricamente sob os pilares da interprofissionalidade, tem como objetivo principal identificar a predisposição dos profissionais de saúde das equipes de ABS do município de Caxias do Sul em trabalhar colaborativamente com colegas de outras profissões.