Research Talks: inovação em visão computacional e no desenvolvimento de curativos serão pautas da nova edição do encontro de pesquisadores
Professores da Universidade também apresentam projetos no âmbito da resolução de conflitos de direitos que afetam a vida social e da Física de Materiais na descoberta de elementos com propriedades excepcionais
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul promove, dentro do Fórum de Pesquisadores da Instituição, a iniciativa Research Talks. Na conferência que será realizada no dia 25 de novembro, das 9h às 11h, professores que integram atividades de pesquisa na Universidade vão compartilhar informações sobre os estudos desenvolvidos.
O encontro aberto à comunidade ocorre presencialmente, no Salão de Atos do Bloco A, com possibilidade de participação virtual, pelo Google Meet (clique para acessar).
Confira os temas abordados nesta edição:
-
Como resolver conflitos de direitos/interesses em contextos de risco e escassez?, com o professor Lucas Matheus Dalsotto
Decisões com relação a políticas públicas são tomadas com base em probabilidades e envolvem riscos. Em vista disso, necessariamente se colocam questões normativas com relação à definição de seu escopo e dos critérios a adotar para sua justificação, especialmente com relação tanto a repercussões sobre interesses individuais, coletivos e difusos, quanto sobre os padrões normativos a serem empregados para justificá-las, ainda que, na maioria das vezes, isso não seja feito de modo explícito. Nesse sentido, o objetivo do projeto é explicar e discutir esses padrões normativos e esclarecer e explicitar como a questão do risco torna-se central em contextos de tomadas de decisão políticas, morais e jurídicas que afetam importantemente a vida social.
-
Física de Materiais, com o professor Cláudio Perottoni
Serão abordados temas relativos à Física de Materiais, em particular como a aplicação da mecânica quântica e a simulação computacional têm permitido a descoberta de materiais com propriedades excepcionais (por exemplo, supercondutividade à temperatura ambiente) e a exploração do comportamento desses materiais em condições extremas de pressão e temperatura. Especial ênfase será dada a materiais para aplicações na geração e armazenamento de energia.
-
Máquinas que enxergam – pesquisa e inovação em visão computacional, com o professor Guilherme Holsbach Costa
Neste ano, a revista Forbes elegeu as cinco maiores tendências em visão computacional, sendo elas a aplicada à saúde e à segurança, ao varejo, em veículos conectados e autônomos, centrada em dados e “at the edge”. O que se tem feito acerca disso na UCS, na região e no mundo?
-
Curativos de silicone para traumas, queimaduras e lesões de pele, com Rosmary Nichele Brandalise
Dentre os maiores problemas de saúde pública podem-se destacar as infecções oportunistas, que servem como ambientes propícios para o desenvolvimento e evolução de espécies microbianas cada vez mais resistentes aos antibióticos comerciais conhecidos. Alguns aditivos incorporados aos polímeros podem lhes conferir características evitativas à aderência de bactérias. Um dos polímeros mais utilizados para confecção de biomateriais é o polidimetilsiloxano (PDMS), conhecido como silicone. Ele apresenta propriedade de elasticidade, inércia química e biológica e biocompatibilidade devido à sua alta solubilidade ao oxigênio, o qual permite que células sejam cultivadas em sua estrutura. Em resposta à grande demanda por materiais protetivos contra infecções em feridas, o produto tem como característica inovadora a utilização de um composto diferente de antibióticos, que são potenciais indutores de seleção de microrganismos resistentes, ou de nanopartículas de metais, que podem acumular-se no corpo humano. A alternativa desenvolvida, de baixo custo, fácil processo de obtenção, com atividade antimicrobiana mantida mesmo após várias higienizações em álcool 70% e em soro fisiológico, torna-se acessível a pessoas carentes que buscam qualidade de vida com a cicatrização de ferimentos oriundos de traumas, queimaduras, lesões de pele por pressão ou feridas de diabetes.