Rito de entrega dos aventais marca acolhida aos calouros no curso de Medicina

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 20/03/2025 | Editado em 20/03/2025

Cerimônia pontua o ingresso dos alunos no programa de tutoria e sua recepção pelos professores

A valorização de uma profissão fundamental ao cuidado humano se reveste de uma acolhida especial aos alunos que dedicarão suas vocações à Medicina. Esse é o mote da Cerimônia do Avental, realizada nesta quarta-feira, 19 de março, reunindo no UCS Teatro professores, acadêmicos e seus familiares, que acompanham de perto a dedicação comprovada ainda na trajetória de estudos que precedeu a aprovação em uma graduação tão concorrida.

O rito de receber o avental de médico das mãos dos docentes, profissionais de excelência reconhecidos em suas áreas, pontua o ingresso dos 55 estudantes no programa de tutoria do curso. Criada em 2016, a iniciativa prevê a mentoria no decorrer dos seis anos de formação, com troca de experiências e discussão de temas relacionados à qualidade de vida, ética, relação médico-paciente e pesquisa científica, entre outros.

Técnica e humanidade

Mais do que reforçar as oportunidades impulsionadas por uma infraestrutura de mais de 40 laboratórios que integram um complexo de Ensino, Pesquisa e Inovação da Área da Vida, o Hospital Geral, que é utilizado como um Hospital Escola, e reconhecimentos como o selo do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, o evento desta quarta-feira permitiu destacar a tradição de 57 anos do curso. “Para além do conhecimento técnico-científico, formamos na Universidade cidadãos responsáveis e comprometidos com a sociedade”, sintetizou a coordenadora Ana Paula Agostini. O reitor Gelson Leonardo Rech deu início à entrega dos aventais e elencou pilares importantes na trajetória acadêmica. “Na casa da ciência e da pluralidade, estabelecemos grande senso de humanidade e nos tornamos ainda melhores. Trabalhar com pessoas demanda amor”, destacou, lembrando do juramento de Hipócrates, pai da medicina ocidental, que consagra a atuação ao serviço da humanidade.

“A graduação em Medicina é voltada para a sociedade. Unimos a possibilidade de criar significado em nossas vidas através da profissão fazendo a diferença na vida das pessoas, cuidando e salvando vidas, mas também confortando e acolhendo”, acrescentou o professor Emerson Rodrigues da Silva, que abriu a apresentação dos demais mentores – os docentes Eleonora Bedin Pasqualotto, Gustavo Nora Calcagnotto, Luciano Bauer Gröhs, Milena Rodrigues Agostinho Rech, Naiane Melissa Dartora Santos e Renato Luis Rombaldi. O grupo ainda inclui Fabrício Diniz Kleber e Maria Helena Itaqui Lopes, na ocasião representados pelos colegas.

Formada por 15 cursos de graduação, a Área do Conhecimento de Ciências da Vida é um ambiente para desenvolver a interprofissionalidade durante a formação, conforme destacou sua diretora, Carin Weirich Gallon. “Que a jornada seja de humildade, respeito e colaboração, na formação enquanto agentes de transformação positiva”.

Fotos: Bruno Zulian