Rondonistas da UCS repercutem missão social desenvolvida no interior de Pernambuco
Estudantes e professores promoveram oficinas e atividades de assistência a cerca de 400 pessoas no município de Araripina
Ajudar a quem precisa, aprender e ensinar, convivendo com culturas e realidades diferentes dentro do mesmo país, foram experiências vivenciadas pela comitiva da Universidade de Caxias do Sul que retornou de missão do Projeto Rondon ao município de Araripina, interior de Pernambuco. O grupo de estudantes e professores que esteve entre 1º e 21 de julho na cidade localizada a cerca de 700 km da capital, Recife, foi recebido pelo reitor Gelson Leonardo Rech na terça-feira, 20 de agosto, no gabinete da Reitoria.
Os participantes contaram que, na chegada ao Estado, foram recepcionados pelo 72º Batalhão de Infantaria de Caatinga e instruídos sobre a dinâmica da missão. A partir disso, desenvolveram inúmeras ações com a comunidade, entre elas oficinas sobre apicultura, culinária, direitos das mulheres, maquiagem e hortas comunitárias, além de outras atividades que abrangeram higiene e boas práticas, meio ambiente e mudanças climáticas e saúde mental. Durante os 18 dias de imersão, estima-se que mais de 400 pessoas foram beneficiadas. O nome escolhido para a operação, Velho Chico, homenageia o Rio São Francisco, que divide os estados de Pernambuco e Bahia.
Durante a visita à Reitoria, os rondonistas também destacaram os desafios e a conexão estabelecida com a comunidade e entre o próprio grupo. A professora Aline Maria Trindade Ramos, experiente em missões do Projeto Rondon, descreveu o sentimento de dever cumprido: “As oficinas tiveram ampla participação e foi muito gratificante ver que muitos já colocavam em prática, em suas casas, aquilo que ensinamos”, celebrou. A mesma impressão foi sentida pelo estudante Joel Frighetto: “Foi um momento balizador nas nossas vidas, uma troca de conhecimentos que vamos levar para sempre”.
A UCS colabora com o Projeto Rondon há mais de dez anos, ratificando o compromisso comunitário e solidário da Instituição. O reitor Gelson Leonardo Rech pontuou que é um orgulho para a Universidade ser reconhecida como entidade que cumpre uma função social. “O Projeto Rondon tem uma importância enorme para a UCS e faz com que os nossos alunos tenham uma experiência concreta no mundo, elevando seus conhecimentos e ajudando comunidades pelo país”.
A equipe da Universidade na Operação Velho Chico foi formada pelos estudantes Ana Luisa Ilher Ferreira (Direito), Aline Cardozo Perozzo (Comércio Internacional), Fernando da Costa (Ciências Biológicas), Gabriela Rech da Cunha (Publicidade e Propaganda), Janine Debiasi (Serviço Social), Joel Frighetto (Direito e Engenharia Elétrica), Juliana Coelho Antunes (Ciências Biológicas) e Marcos Martins Antunes (Filosofia), além dos professores Aline Maria Trindade Ramos (Direito) e Gustavo Pozza (Produção Audiovisual).
O Projeto
Consolidado como a maior atividade de extensão universitária do país, o Projeto Rondon é organizado pelo Ministério da Defesa em parceria com universidades brasileiras e governos estaduais e municipais. A iniciativa leva este nome em homenagem ao Marechal Cândido Rondon e visa à realização de ações de melhoria do bem-estar social da comunidade e capacitação de multiplicadores para o exercício da cidadania.
Fotos: Bruno Zulian