Semana do Meio Ambiente e do Alimento Orgânico discute segurança ambiental e nutricional.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/08/2018 | Editado em 08/05/2019

A Universidade de Caxias do Sul realiza, nos dias 20, 21 e 22 de agosto, a Semana do Meio Ambiente e do Alimento Orgânico – AgroBio 2018, com uma programação de palestras no auditório do Bloco 57, no Campus-Sede. Voltadas à discussão de temas atuais na área ambiental e, mais especificamente, segurança ambiental e nutricional, as atividades gratuitas são abertas à participação da comunidade acadêmica e do público em geral.

A professora Valdirene Camatti Sartori, coordenadora do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Agricultura Sustentável da UCS, um dos realizadores do evento, lembra que o debate privilegia as fontes de contaminação ambiental e a insegurança ambiental, com destaque para temas como desreguladores endócrinos, cuidados no uso e aplicação de agrotóxicos, fitoterapia na saúde pública, slow food, segurança alimentar e nutricional, saúde ambiental pediátrica e produção orgânica de grãos.

Também são realizadores a Liga Acadêmica de Agroecologia da Instituição e os cursos de graduação em Agronomia e Ciências Biológicas, com apoio de seus Diretórios Acadêmicos e da Comissão de Produção Orgânica do RS – CPOrg/RS.

Programação

Entre os palestrantes estarão profissionais da Medicina, Nutrição, Biologia e Agronomia, além de técnicos, agricultores e alunos de pós-graduação. A programação completa encontra-se na página do evento, que recebe as inscrições até 20 de agosto.

Liga Acadêmica de Agroecologia e Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Agricultura Sustentável

Criada em 2017, a Liga Acadêmica de Agroecologia da UCS reúne professores e acadêmicos dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas como espaço de discussão sobre saberes e produção agroecológica, e valorização da agricultura familiar e do meio ambiente, além do diálogo sobre políticas públicas voltadas à soberania e segurança alimentar dos povos.

Já o Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Agricultura Sustentável da Instituição, formado por um grupo de pesquisadores para investigação conjunta, coordenado pela professora Valdirene, tem como objetivos o desenvolvimento de tecnologias de controle biológico de patógenos e pragas, a sistematização de tecnologias tradicionalmente empregadas na agricultura orgânica e o desenvolvimento de tecnologias para o aproveitamento dos subprodutos da produção vitícola.

Fotos: Claudia Velho