Seminário aborda regularização fundiária para inclusão social e prevenção de tragédias

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/11/2024 | Editado em 07/11/2024

Evento nos dias 8 e 9 de novembro, no Bloco J do Campus-Sede, promove reflexão sobre os impactos das moradias irregulares na vida urbana e rural

A Universidade de Caxias do Sul será palco de debates sobre regularização fundiária nesta sexta e sábado, dias 8 e 9 de novembro. Em sua terceira edição, o Seminário de Regularização Fundiária, realizado pela UCS e pelo Colégio Registral do Rio Grande do Sul, visa conscientizar a sociedade sobre moradias irregulares e seus impactos na vida urbana e rural.

Diante de catástrofes climáticas, como as enchentes que devastaram grande parte do Rio Grande do Sul no mês de maio, os moradores de áreas menos privilegiadas costumam ser os mais afetados. Destacando a importância da regularização fundiária como instrumento de inclusão social e prevenção de tragédias, o evento procura abordar o tema de forma multidisciplinar considerando papel de todos os atores envolvidos no processo.

A programação, a partir das 8h30 no auditório do bloco J do Campus-Sede, terá a participação de especialistas de todo o Brasil no tema e visitação a um núcleo urbano informal para imersão prática. Confira e inscreva-se.

Regularização Fundiária Urbana (Reurb)
A regularização fundiária é um processo legal e administrativo que busca formalizar o direito de posse ou propriedade, especialmente em áreas que apresentam situações irregulares, informais ou sem documentação adequada. O objetivo da regularização é levar segurança jurídica para os ocupantes, proporcionando direitos fundamentais, como moradia e acesso a serviços básicos, como água e energia elétrica.