Circuito de Educação e Longevidade promove atividades educativas e culturais
Programação gratuita durante todo o mês de outubro inclui concerto, palestras, cinedebate e aulas abertas
Durante todo o mês de outubro, que valoriza a pessoa idosa, o programa UCS Sênior, da Universidade de Caxias do Sul, realiza a sétima edição do Circuito de Educação e Longevidade. O evento com participação gratuita convida a comunidade a refletir sobre as questões do envelhecimento humano na sociedade contemporânea a partir de atividades de educação e cultura. Concerto, palestras, cinedebate e aulas abertas fazem parte da programação (confira a seguir).
“Refletir sobre o processo de envelhecimento é fundamental a todos. Velhice é uma fase da vida, mas o envelhecimento é um processo que se inicia ao nascermos. Essa consciência aumenta a possibilidade de fazermos escolhas mais eficientes, impactando nossa qualidade de vida ao longo dos anos. Neste sentido, independente de idade, todos precisamos de informações das diferentes áreas do conhecimento para fazermos frente às demandas atuais e futuras. Aprender ao longo da vida é uma condição para seguirmos ativos e saudáveis”, considera a professora Veronica Bohm, doutora em Educação e especialista em Gerontologia, coordenadora do UCS Sênior.
Programação
5 de outubro
17h, no UCS Teatro
Concerto Infância de Todas as Idades: Cantigas e Danças, com a participação do Coro Vívere, da Orquestra Acadêmica e da Orquestra Jovem da UCS
9 de outubro
14h, no UCS Cinema
Cinedebate com o filme Uma Lição de Vida, com mediação do psicólogo Felipe Botomé
17 de outubro
14h, no auditório do Bloco J do Campus-Sede da UCS
Palestra Novidades no campo da geriatria, com o médico geriatra Pedro Olsen
21 de outubro
14h, no Centro de Convivência da UCS, integrando a programação da International Week
Aulão de dança com o professor Rúdi Bortolotto
15h30, no Centro de Convivência da UCS
Apresentação do Coral Vívere
22 de outubro
14h, no auditório do Bloco J do Campus-Sede da UCS
Palestra Envelhecer com segurança: qualidade de vida e prevenção de quedas, com o professor Anderson Rech
UCS Sênior
A Universidade de Caxias do Sul atua no campo do envelhecimento desde a década de 1990, em muitas ações de forma pioneira. A partir de estudos e atividades especiais, promove a educação a fim de contribuir para que o envelhecimento saudável seja uma realidade para a maioria da população. Entre as iniciativas, o programa UCS Sênior oferece diversas possibilidades para aprender e ensinar, articular saberes, cuidar do corpo e da mente, fazer amizades e desenvolver-se integralmente.
Fotos: Bruno Zulian