Simpósio Entre o Público e o Privado e as Demandas da Moralidade ocorre na UCS nos dias 4 e 5 de julho

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/06/2022 | Editado em 30/06/2022

Inscrições para o evento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia podem ser feitas gratuitamente

As relações entre moralidade pública e moralidade privada, a importância das virtudes da razoabilidade e da tolerância na construção da democracia e a justificação para a punição legal serão alguns pontos que estarão em discussão nos dias 4 e 5 de julho, na UCS, com o Simpósio Entre o Público e o Privado e as Demandas da Moralidade. O evento é promovido e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da Área do Conhecimento de Humanidades, e as inscrições gratuitas podem ser feitas até 5 de julho de 2022, pelo link.

Em parte, a escolha da temática foi motivada pela recente publicação do livro “Contratos e Virtude II: Normatividade e Agência Moral”, publicado pela editora Loyola em 2021, e escrito pelo professor Denis Coitinho. Na obra, o autor defende a necessidade de diferenciar o tipo de autoridade normativa que a moralidade possui nas esferas pública e privada.

No âmbito geral, o objetivo do simpósio é discutir criticamente vários problemas que se colocam no entorno dessa temática, os quais vão desde questões teóricas, referentes aos fundamentos ontológicos, semânticos e epistemológicos de uma teoria normativa híbrida, até questões práticas, atinentes aos problemas da justificação da punição legal, da democracia e dos direitos humanos.

Além dos idealizadores desse projeto, João Carlos Brum Torres (UCS) e Lucas M. Dalsotto (UCS), participarão também os professores Denis Coitinho Silveira (UNISINOS), Wilson John Pessoa Mendonça (UFRJ), Jaime Parera Rebello (UCS), Delamar Volpato Dutra (UFSC), Marcelo de Araujo (UERJ/UFRJ), Marco Antonio de Azevedo (UNISINOS) e Evandro Barbosa (UFPEL).

As vagas para o evento são limitadas e a programação, disponível no link, ocorre no auditório do Bloco E. As atividades são válidas como horas complementares, totalizando 12 horas.