Sociólogo Carlos Alberto Torres palestra sobre a Educação para a Cidadania Global na UCS
Diretor-fundador do Instituto Paulo Freire, professor da UCLA – Universidade da Califórnia, em Los Angeles, foi convidado para abrir o semestre da Área de Humanidades da UCS. Evento ocorre no dia 24 de agosto, aberto à comunidade, também inaugurando a oitava edição do Colóquio Nacional de Educação Discente e o primeiro Congresso Internacional de Educação
Presença na Universidade de Caxias do Sul desde terça-feira, 22 de agosto, o sociólogo político da educação Carlos Alberto Torres participa da abertura solene do semestre para a Área do Conhecimento de Humanidades com palestra nesta quinta-feira, 24 de agosto, às 19h30min, intitulada Uma Agenda para Ensino e Pesquisa: Educação para Cidadania Global, Sustentabilidade e Promoção da Participação Cívica.
Um dos diretores-fundadores do Instituto Paulo Freire, rede internacional que leva adiante o legado do patrono da educação brasileira, Torres é sociólogo político da educação e professor da UCLA – Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Ex-diretor da UCLA – Latin American Center, ele foi o titular inaugural da Cátedra UNESCO na instituição sobre Aprendizagem Global e Educação para a Cidadania Global, é ex-presidente da Sociedade de Educação Comparada e Internacional (CIES) e do Conselho Mundial de Sociedades de Educação Comparada (WCCES).
O professor pontua que a educação para a cidadania social é um tema que se inaugura internacionalmente em 2012, na iniciativa da ONU sobre educação intitulada Global Education First Initiative (GEFI). O projeto nasceu com a intenção de aglutinar três aspectos: educação para todos, qualidade de educação e cidadania global – esta como chave para entender como os outros dois projetos dialogam. “Isso impulsionou a UNESCO, especialmente, a levar adiante o projeto de fazer com que todos os países do mundo incorporem a conversação sobre a cidadania global dentro dos currículos escolares e, para além disso, sobre seu forte impacto nas relações internacionais. Em conclusão, o que vamos fazer aqui é revisar conceitualmente e explicar empiricamente as implicações da imagem de uma cidadania global para impulsionar uma transformação social, especialmente a sustentabilidade do meio ambiente”, resume.
Com inscrições gratuitas a partir deste link, a conferência ocorre no UCS Teatro com transmissão virtual e inaugura a programação da oitava edição do Colóquio Nacional de Educação Discente e do primeiro Congresso Internacional de Educação, de 24 a 26 de agosto. A abertura dos eventos ocorre a partir das 19h, seguida da palestra com Torres, em diálogo que contará com a participação do diretor da Área do Conhecimento de Humanidades da UCS, professor Vanderlei Carbonara, e mediação da pró-reitora de Graduação, professora Terciane Ângela Luchese. Às 20h30min se inicia a apresentação da resenha da obra Fundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global crítica, de autoria do professor Torres, com mediação do professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS Danilo Romeu Streck. Clique para conferir a programação completa.
Programação na UCS terá lançamento de livro
O livro Fundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global crítica, publicado pela Editora da Universidade de Caxias do Sul, representa uma introdução ao histórico da proposta de educação em cidadania global, ao emaranhado conceitual e às disputas ideológicas que cercam as práticas e estratégias de sua implementação. O lançamento terá dois momentos na UCS Livraria, no dia 24 de agosto: às 16h e às 18h.
A incursão do professor pela UCS inclui seminário sobre a obra e encontro com os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). “É um prazer imenso estar na UCS pela primeira vez. Sem dúvida não será a última. Eu gosto muito de trabalhar em lugares onde as pessoas pensam bem, têm um projeto político-pedagógico importante de transformação do mundo”, avalia o professor.
Cátedra UNESCO
A pauta se conecta com a Cátedra UNESCO sediada na UCS, com o tema Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental, que busca contribuir para ampliar a relevância das prioridades estabelecidas pela UNESCO ao Brasil, em diálogo e cooperação regional, nacional e internacional. Fundamenta ações de desenvolvimento de cooperação técnica, pesquisa científica, sustentabilidade e difusão do conhecimento.
A publicação da obra Fundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global crítica e a conferência ministrada pelo professor Torres constituem “novos passos na consolidação da Cátedra”, contextualiza o coordenador da iniciativa na UCS, professor Danilo Romeu Streck. Esses movimentos incluem reuniões de atualização e discussão, a divulgação de uma newsletter, entre outros elementos de difusão e interlocução no âmbito do tema, além de um simpósio, previsto para ocorrer ainda neste ano.
“Desde a operacionalização da Cátedra, tenho acompanhado o movimento crescente de iniciativas conectadas”, celebrou o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech. “Acreditamos, de fato, na educação como elemento de transformação comunitária”, afirmou, justificando o alinhamento institucional à Educação para a Cidadania Global. Novidade anunciada pelo reitor, o PPGEdu contará em breve uma sala especialmente dedicada às iniciativas globais de intercâmbio impulsionadas pela Cátedra UNESCO na UCS, bem como para defesas de teses e dissertações.
Recepção na Reitoria
A recepção ao professor Carlos Alberto Torres, acompanhado da esposa, Ana Elvira Raposo Torres, contou com acolhida da gestão acadêmica no Gabinete da Reitoria. Apresentando a UCS, o reitor destacou a vocação comunitária da Instituição e a dedicação à formação profissional nas mais variadas áreas, especialmente de professores a partir dos cursos de Licenciatura e nos Programas de Pós-Graduação como o em Educação. “Pesquisa e Inovação, pilares da UCS junto ao Ensino e à Extensão, só podem acontecer a partir de Programas fortes”, avaliou.
Também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS, o professor Vanderlei Carbonara, acompanhado da coordenadora adjunta do PPG, Andréia Morés, contextualizou a atuação universitária no âmbito da Educação, que conta com graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, e que a partir de programas interinstitucionais conecta a UCS com instituições e alunos de diferentes estados brasileiros.
Também participaram do encontro o vice-reitor da UCS, professor Asdrubal Falavigna, e os pró-reitores de Graduação, Terciane Ângela Luchese, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon.
Fotos: Bruno Zulian