Solenidade marca entrega da obra do IHVET à comunidade acadêmica
Previsão é que o funcionamento do Instituto Hospitalar Veterinário da UCS seja iniciado no mês de julho de 2022, com data de inauguração a ser agendada. Momento marcou a última grande entrega com Evaldo Antonio Kuiava à frente da Reitoria.
Uma solenidade que reuniu alunos, professores e funcionários marcou a entrega da obra estrutural do Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) à comunidade acadêmica nesta terça-feira, 26 de abril. A previsão é que o funcionamento do Instituto seja iniciado no mês de julho de 2022, quando haverá a inauguração oficial do espaço, com data a ser confirmada.
Compondo um dos maiores complexos de saúde animal do Brasil, o IHVET ampliará a estrutura do curso de Medicina Veterinária a fim de potencializar a qualificação profissional e a prestação de serviços. Além de sediar as aulas e a coordenação do curso de graduação, o Bloco 46 do Campus-Sede da UCS – que totaliza área de 5.681,95m² – passará a abrigar a Clínica para Animais de Pequeno Porte (antes localizada no Bloco 47), com a ampliação das atividades clínicas, cirúrgicas e de diagnóstico laboratorial, com enfoque principal em cães e gatos, mas podendo atender animais silvestres, de pequeno porte, e animais de estimação não-convencionais.
Compõem as instalações salas com equipamentos para realização de exames de imagem, setor voltado às doenças infecto-contagiosas, consultórios, espaços de internação e de recuperação (para atender, separadamente, cães e gatos), unidade de terapia intensiva, bloco cirúrgico e laboratórios como de Análise Clínica e Parasitologia.
Concretização
O momento marcou a última grande entrega com Evaldo Antonio Kuiava à frente da Reitoria – a solenidade de posse da nova gestão da Universidade de Caxias do Sul está marcada para a próxima semana, no dia 2 de maio. Externando gratidão ao Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, o reitor compartilhou que o IHVET se traduz no maior investimento dos últimos 20 anos na Universidade. O projeto começou a ser pensado por Kuiava ainda em 2012, contexto em que atuava como pró-reitor, e contou com a plena dedicação de professores e funcionários. “É uma entrega para a formação, mas de integração, para a prestação de serviços à comunidade, além de desenvolvimento científico e tecnológico”, projetou. “Queremos cuidar bem da vida como um todo, seja humana ou animal”.
O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, recordou que seu primeiro ato na presidência da FUCS relaciona-se ao projeto, a partir de demanda compartilhada por Kuiava que, na época, ressaltou o compromisso estabelecido com os alunos e a comunidade pela construção de uma estrutura hospitalar veterinária. Quadros agradeceu ao reitor pela persistência e resiliência ao encampar o projeto, e o considerou articulador e artífice dessa entrega. O presidente da FUCS ainda reconheceu pessoas e equipes que, de forma anônima, trabalharam pela obra. “Hoje, temos um equipamento que é referência!”.
Para o diretor da área do conhecimento de Ciências da Vida e vice-reitor eleito para a gestão 2022-2026, Asdrubal Falavigna, um instituto hospitalar veterinário é fundamental para o crescimento local e regional, e seu projeto de implementação foi uma grande visão do reitor Evaldo Antonio Kuiava. “Alunos, funcionários e a comunidade serão melhor atendidos, com qualificação e tecnologia”, considera, lembrando da importância do investimento nas pessoas também pelas oportunidades de atuação. “Será um novo curso a partir da inauguração completa do Instituto”.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária da UCS, Leandro do Monte Ribas, contextualizou a história e qualidade do curso implantado em 2013 e que já formou 396 profissionais, egressos hoje inseridos nos principais espaços de atuação da área. O professor pontuou a felicidade pela concretização, por todas as equipes envolvidas e para todos os que serão beneficiados, de um projeto de longa data. “Uma obra que vai incorporar serviços, qualificar ensino e a saúde pública”, definiu, reforçando que a iniciativa, em sua grandiosidade física, de investimento e de projeto traduz a importância do curso dentro da Universidade.
Medicina Veterinária na UCS
O Complexo de Saúde Animal da UCS já contava com clínicas veterinárias para pequenos e para grandes animais (nos Blocos 47 e 56, respectivamente), com blocos cirúrgicos, equipamentos para a realização de exames de imagem e laboratórios de diagnóstico, unidade móvel, uma Escola Experimental e interface com o Zoológico e com o Museu de Ciências Naturais, além dos lagos da Instituição e sua biodiversidade.
Em visita guiada no mês de março, alunos conheceram a estrutura do Instituto Hospitalar Veterinário
Fotos: Bruno Zulian