Tecendo Histórias: exposição com obras do AMARP tem curadoria de acadêmicos de Artes Visuais
Sob a coordenação da professora Silvana Boone, estudantes escolheram produções de artistas caxienses que passam a ser expostas a partir de 5 de dezembro
A partir de 5 de dezembro, a comunidade poderá conhecer a exposição Tecendo Histórias, na Galeria de Arte do Instituto de Leitura Quindim, com abertura oficial às 19h30. A visitação ocorre de terças-feiras a sábados, das 10h às 18h, e segue até 21 de janeiro.
A mostra é resultado do trabalho realizado na disciplina de Curadoria, dos cursos de Artes Visuais. Anualmente, o programa da disciplina propõe uma ação coletiva de realização de uma exposição nos espaços de arte da cidade, podendo ser na UCS ou em ambientes externos.
Neste ano, a proposta surge unindo três instituições que dialogam com diferentes públicos e segmentos: a Universidade de Caxias do Sul, através dos cursos de Artes Visuais, o Acervo Municipal de Artes Plásticas, da Prefeitura Municipal, e o Instituto de Leitura Quindim.
Partindo do acesso aos livros do Instituto Quindim, os estudantes Carolina Keil, Cibele Biasuz Stedile, Helenice Margarete da Rosa, Iasmin Hennemann, Júlia Fonseca Eberhardt e Márcio Rogério Silveira da Silveira selecionaram seis livros do acervo do Quindim, partindo de conceitos vinculados às memórias infanto-juvenis.
A partir das obras literárias, os acadêmicos realizaram a curadoria de 16 obras de arte do Acervo Municipal de Artes Plásticas – AMARP, de diferentes artistas, linguagens e períodos. Tecendo Histórias surge a partir da escolha inicial de uma obra da artista caxiense Genoveva Finkler, cuja trama feita de vime entrelaça conceitos, histórias e imagens percebidas pelos estudantes de Artes, tramando palavra e imagem e promovendo novas leituras para o público a partir das suas percepções.
As obras selecionadas pelos estudantes são dos seguintes artistas: Clara Kessler, Colaço, Genoveva Finkler, Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso de Brito, Ianara Petry Vieira, José Américo Pedroso Marques de Oliveira, Luis Tadeu Vilani, Mauro Bettiol, Miti Tsuneta, Neusa Virgínia Welter Bocchese, Ousmane Msthurin Ndiaye, Sérgio Lopes, Tito de Alencastro, Vêro Corbari, Vitor Hugo Porto.
Ao reunir três entidades culturais da cidade, busca-se atingir os mais diferentes públicos, convidados a visitar e/ou conhecer a Galeria de Arte do Instituto Quindim e seu espaço cultural. Vale ainda destacar a proposta inclusiva de acessibilidade para as exposições, com obras do AMARP, que conta com a parceria da Unidade de Artes Visuais e com a Coordenadoria de Acessibilidade, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul.
Conforme a professora da disciplina de Curadoria e coordenadora dos cursos de Artes Visuais da UCS, Silvana Boone, “a exposição TECENDO HISTÓRIAS com obras do AMARP vai além de uma atividade acadêmica desenvolvida por estudantes, é um projeto que envolve a comunidade artística representada por três espaços que respiram arte na cidade, o AMARP, o Quindim e os cursos de Artes Visuais da UCS. Sair da sala de aula, como uma atividade extensionista e tornar visível o conhecimento construído, aproximando o público desse conhecimento, justifica as ações interdisciplinares entre a arte e a literatura, objetos de estudo que resultaram na exposição”.
Sobre a Exposição
Curadores/Discentes da Disciplina Curadoria: Carolina Keil, Cibele Biasuz Stedile, Helenice Margarete da Rosa, Iasmin Hennemann, Júlia Fonseca Eberhardt, Márcio Rogério Silveira da Silveira
Coordenação: Profa. Dra. Silvana Boone
Instituições participantes: Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Instituto de Leitura Quindim (ILQ)
Local: Galeria de Arte do Instituto de Leitura Quindim (R. Sinimbu, 1670 – 6º andar – Centro, Caxias do Sul – Edifício Abramo Eberle)
Quando: de 5 de dezembro de 2022 a 21 de janeiro de 2023
Abertura da exposição: dia 5 de dezembro, às 19h30.
Horário de visitação: terça-feira a sábado, das 10h às 18h