TecnoUCS será sede de empresas de inovação da Marcopolo

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/11/2020 | Editado em 03/12/2020

Marcopolo Next e Marco Zero vão funcionar no Bloco 59 do campus-sede, junto à sede administrativa do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul.

Instalação do hub de inovação da empresa junto ao parque científico-tecnológico da UCS está alinhada a conceito mundial de atuação conjunta de ecossistemas inovadores.

A histórica parceria entre a Universidade de Caxias do Sul e a Marcopolo avança para alinhar-se aos mais modernos conceitos mundiais de atuação conjunta com vistas à inovação tecnológica. Em solenidade a partir das 17h30 desta segunda-feira, 16 de novembro, serão inauguradas as instalações da Marcopolo Next (divisão de novos negócios) e da Marco Zero (unidade de investimentos corporativos em empreendimentos iniciantes), da empresa, junto à administração do Parque de Ciência Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, no Bloco 59 do campus-sede. O objetivo, segundo a companhia, é se aproximar da Universidade e de startups, ampliando o ecossistema de inovação do Sul do país.

“A instalação de hubs de inovação por grandes corporações em parques tecnológicos é um movimento mundial. Para nós, nada melhor que um de nossos parceiros históricos, a Marcopolo, estar conosco neste que é um grande momento para a Universidade”, comemora o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, Juliano Gimenez. “A aproximação da empresa dos nossos pesquisadores, laboratórios, programas de pós-graduação e de geração de startups tem tudo para desencadear um grande processo de inovação, que incremente melhorias e acelere o desenvolvimento de novos produtos, processos e sistemas, com benefícios para todas as partes, o mercado e a sociedade”.

As unidades

Criada há um ano sob o conceito de company builder, ou seja, uma divisão essencialmente voltada para novos negócios, a Marcopolo Next é voltada para o futuro da mobilidade, desenvolvendo serviços e sistemas inteligentes que facilitem o deslocamento e a conexão das pessoas. As áreas de atuação são serviços, mobilidade e sistemas. Por meio da Marcopolo Next, a companhia expande a sua atuação com projetos envolvendo novas tecnologias, novos sistemas de mobilidade e novos modais, como elétrico e metroferroviário, além dos ônibus.

Já a Marco Zero nasceu para fortalecer a estrutura de corporate venture capital (CVC) – investimento em negócios iniciantes – da Marcopolo. Foi criada como parte da estratégia de atrair e adotar inovações, aproximar-se de novos mercados e fomentar a inovação aberta, se integrar a startups, aceleradoras, hubs, investidores e grupos estratégicos.

Parceria pelo desenvolvimento

A mudança das duas unidades para o TecnoUCS acompanha o movimento de transformação da Marcopolo para novos sistemas de mobilidade, uma vez que a Marcopolo Next e a Marco Zero atuam com parceiras tecnológicas para o desenvolvimento de projetos de impacto e potencial disruptivo. “Acreditamos no potencial inovador nas universidades brasileiras e das startups nacionais, portanto, a troca de expertises que faremos com este ecossistema será muito produtiva para alavancar a inovação na região”, avalia o CEO da Marcopolo S.A., James Bellini.

Para o reitor Evaldo Kuiava, a presença da Marcopolo no campus, em contato direto com a estrutura de inovação da UCS, consolida uma das propostas do parque científico-tecnológico, que é transformar o conhecimento produzido na Universidade, por meio da pesquisa avançada, em soluções aplicadas para o mercado. “Inovação se faz com ciência e com o envolvimento de todos os elementos da quádrupla hélice – academia, setor empresarial, poder público e sociedade. A Universidade, por meio do TecnoUCS, busca cumprir o seu papel neste modelo para, junto com corporações exemplares e inovadoras como a Marcopolo, qualificar e modernizar a matriz econômica da região”.

R.U. PERMANECE NO BLOCO 59

As unidades de negócios inovadores Marcopolo Next e Marco Zero vão funcionar em um espaço de 260 metros quadrados, na metade à direita do andar superior do Bloco 59 do campus-sede, que no térreo abriga a sede administrativa do TecnoUCS, o programa de geração de negócios inovadores StartUCS, o programa UCS Empresa Júnior, empresas incubadas e espaços de coworking. A outra metade do andar superior continuará sendo ocupada pelo Restaurante Universitário (RU), administrado pela Escola de Gastronomia da UCS.

Foto: Bruno Zulian/especial UCS