Terceira edição do Research Talks apresenta novos estudos de pesquisadores da UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/05/2024 | Editado em 22/05/2024

Meio ambiente e saúde pautam exposições acadêmicas nesta sexta-feira, 24 de maio

Nesta sexta-feira, 24 de maio, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul realiza a terceira edição do Research Talks 2024. A atividade ocorre a partir das 9h, no Salão de Atos do Bloco A, no Campus-Sede. Também é possível participar através da plataforma Google Meet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a data do evento.

O Research Talks tem edições mensais, que se estendem até novembro. Voltado para pesquisadores, mestrandos, doutorandos, gestores de inovação, empreendedores e interessados nas temáticas, o evento apresenta resultados de pesquisas desenvolvidas na UCS. Para obter certificado de participação é necessário efetuar a inscrição neste link, que também traz a programação completa até novembro.

Programação de 24 de maio

9h – Ácidos Biônicos: Obtenção e Potencialidades de Aplicação (Eloane Malvessi): A pesquisadora identifica os interesses e demandas do mercado por processos de menor impacto ambiental e salienta que é desejável a entrada de produtos inovadores em setores industriais distintos. Devido às propriedades antioxidantes, acidificantes e antimicrobianas dos ácidos lactobiônico e maltobiônico, o foco de uso é direcionado, em maior grau, para cosméticos. Entretanto, estes ácidos biônicos, de modo geral, têm potencial para incorporação em filmes e nanoestruturas com propriedades bioativas, entre outras lacunas identificadas em segmentos como o de alimentos e farmacêutico.

9h40min – Análise Comparativa do ECG com o Holter na Avaliação da Frequência Cardíaca na Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Reduzida e Ritmo Sinusal (Fábio Eduardo Camazzola): A Insuficiência Cardíaca com fração de ejeção reduzida é uma condição clínica com elevada morbi-mortalidade. Na prática, a fração cardíaca é avaliada durante o exame físico através da palpação do pulso, pela ausculta cardíaca ou através da realização de eletrocardiograma (ECG) de repouso, sendo esta última a estratégia adotada para a avaliação na maioria dos ensaios clínicos. O pesquisador propõe que uma alternativa para estas avaliações por um período prolongado seja o Holter. Destaca que o objetivo do estudo é comparar a fração cardíaca obtida no ECG em repouso com a fração cardíaca média no Holter 24h em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida e ritmo sensorial.

10h – Doença Trofoblástica Gestacional: a Doença Desconhecida (José Mauro Madi): A Doença Trofoblástica Gestacional (DTG) é um termo que se refere a um grupo de doenças originadas da proliferação anormal de diferentes tipos de tecido trofoblástico, em especial o sinciciotrofoblasto. A DTG é tradicionalmente dividida em formas benignas, representadas pelas gestações molares. O pesquisador considera que a maioria dos casos de NTG corresponde à evolução para malignidade de gestações molares e são diagnosticadas pela elevação ou estabilização dos valores do hormônio gonadotrofina coriônica humana. A NTG pode ainda ter origem em qualquer evento gravídico (gravidez a termo, abortamento, gravidez ectópica) e seu diagnóstico será suspeitado diante de sangramento uterino anormal ou pela presença de metástases.