Tese em Turismo e Hospitalidade é aprovada com louvor em banca internacional
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Newton Fernandes de Ávila é doutor com formação completa na Instituição
O estudante do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Newton Fernandes de Ávila, teve sua tese de doutorado aprovada em banca internacional. O trabalho, intitulado Comunicação corpoiesis e turismo: tramas turístico-comunicacionais para a (auto)transpoiese de sujeitos e lugares, em São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul, recebeu distinção e louvor dos avaliadores.
A tese teve orientação da professora Maria Luiza Cardinale Baptista, do PPGTURH, e foi avaliada em meados de julho pelos professores Jakson Renner Rodrigues Soares, da Universidade da Coruña – Espanha (UDC), Humberto Thomé Ortiz, da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM), e as professoras Luciane Todeschini Ferreira e Alessandra Paula Rech, da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A tese foi finalizada com o objetivo geral de propor a relação entre Comunicação Corpoiesis e Turismo com o estudo das Tramas Turístico-Comunicacionais, como agenciadoras de (auto)transpoiese de sujeitos e lugares, a partir das relações de moradores de São Luiz Gonzaga/RS. De acordo com o autor, a Comunicação Corpoesis é um forma de se comunicar em estado de poesia, envolvendo um corpo vibrátil, em movimento, que possibilita sentir com intensidade para comunicar, buscando fortalecer relações interpessoais em diversos ambientes.
As ações propostas por Fernandes e criadas com orientação da professora do PPGTURH foram incorporadas ao calendário de eventos de São Luiz Gonzaga/RS. São cinco ações artístico-culturais, com o intuito de acionar e potencializar os sujeitos e o lugar (município): Tertúlia Poética, CiranDança, Serata Missioneira, Cartas de Amor e Arte – nas Raízes de São Luiz Gonzaga.
Fernandes é doutor com formação completa na UCS: egresso do curso de Relações Públicas e mestre em Turismo e Hospitalidade, sendo que, no mestrado, também teve orientação da professora Maria Luiza. Sua trajetória foi marcada por publicações nacionais e internacionais e também por premiações. Em 2021, artigo assinado por ele e pela sua orientadora foi escolhido entre os melhores trabalhos do XVIII Seminário ANPTUR! Intitulado Turismo e Corpoiesis: Reflexões e ‘Com-versações’ para a reinvenção do turismo foi indicado como o melhor trabalho da Divisão Temática – Formação e Pesquisa Científica. Na época, o artigo já apresentava a proposição Corpoiesis relacionada ao Turismo, decorrente da tese que estava em desenvolvimento. A professora Maria Luiza afirma que o trabalho de Fernandes representa a coroação de um trabalho desenvolvido desde a iniciação científica, na graduação da UCS, e de incentivo à pesquisa e a participação nos grupos de pesquisa.
Crédito das fotos: Acervo pessoal/Divulgação