TCC dá origem ao livro “Saturnídeos – Guia ilustrado das mariposas de Bento Gonçalves”.
Livro sobre saturnídeos resulta do Trabalho de Conclusão de Curso do biólogo Leonardo Davi Bonatto e seus orientadores. Atualmente, Leonardo dá continuidade aos seus estudos no Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais, em que avalia as propriedades da seda produzida por diferentes grupos de mariposas.
Bento Gonçalves acaba de ganhar um guia ilustrado das espécies de mariposas ocorrentes no município. O livro Saturnídeos – Guia ilustrado das mariposas de Bento Gonçalves, 158 páginas, publicado pela editora Evangraf, de Porto Alegre, representa uma ferramenta prática em contribuição ao estudo dos lepidópteros do Rio Grande do Sul – o grupo de insetos inclui as borboletas e as mariposas. Acesse a publicação.
Dedicada aos estudiosos da natureza, a obra resulta das pesquisas desenvolvidas pelo hoje biólogo Leonardo Davi Bonatto, enquanto acadêmico de Ciências Biológicas, durante seu Trabalho de Conclusão de Curso no Laboratório de Entomologia da UCS. Para o estudo – orientado pelo professor Wilson Sampaio de Azevedo Filho, doutor em Fitotecnia, e coorientado pelo docente Edegar Fronza, doutor em Biotecnologia – foram analisados espécimes depositados na Coleção Entomológica da UCS e em outras coleções científicas de referência no Estado, além de informações bibliográficas. Os três assinam a obra, na qual a menção de cada espécie advém de registro científico, enriquecido com imagens dos adultos, dados morfométricos, distribuição temporal e espacial ilustrada.
Saturniidae é uma família de mariposas, geralmente de médio a grande porte, com distribuição mundial. Na América, os saturnídeos possuem maior diversidade de espécies de interesse agrícola (possíveis pragas em culturas) e médico (devido a acidentes provocados) – contudo, muitas mariposas são inofensivas e espetaculares. No Rio Grande do Sul, conforme explicam os autores, são relatadas 113 espécies de saturnídeos – o livro registra 53 espécies em Bento Gonçalves, o que indica a grande diversidade desses insetos no município.
“Mais que uma publicação que servirá como referência para esse grupo de lepidópteros na região e no Brasil, o livro demonstra o potencial dos acadêmicos de nossa Instituição para a investigação e produção científica”, destaca o professor Wilson, coordenador do Núcleo de Pesquisa Biologia, Controle, Diversidade, Morfologia e Taxonomia de Insetos da UCS.
Como estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais na Universidade, Leonardo pretende dar andamento aos estudos envolvendo insetos, avaliando as propriedades da seda produzida por diferentes grupos de mariposas.