Trabalho que remete às águas da cidade portuguesa de Aveiro vence 20º UCS/Cootegal Design de Moda

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/07/2021 | Editado em 21/07/2021
Foto: Ana Carolina Salvi

Produção premiada integra a exposição Histórias da Lã, nas Lojas Magnabosco, que se estende até 6 de agosto. Reunindo todos trabalhos já premiados, Iniciativa celebra as 20 edições do concurso, conta com exposição fotográfica e de registros da história da Cooperativa Têxtil Galópolis.

Com o trabalho Devir, que resgata memórias da infância, através das águas da cidade portuguesa de Aveiro, e de aprendizados durante passagem pelo curso de Arquitetura, a estudante do curso de graduação em Moda Gabriela Pereira da Cunha venceu a 20ª edição do Concurso UCS/Cootegal Design de Moda. Como premiação, uma viagem nacional para aprimoramento na área, além da possibilidade de estagiar na Cooperativa Têxtil Galópolis.

Gabriela Pereira da Cunha e o trabalho Devir.

Gabriela, que viveu em Portugal até os onze anos, trouxe para sua produção aspectos da paisagem de sua cidade natal, com destaque para a Ria de Aveiro. A vinda para o Brasil carrega elementos de si e dos novos horizontes que vislumbrou: inspirada pelos encantos da Arquitetura, estudou no curso antes de migrar para a Moda. “Possibilitada por ele, conheci algumas das pessoas mais importantes na minha vida e aprendi valiosas lições que levo comigo”. A estética do reflexo da água se interliga às curvas das plantas topográficas. Como acessório, um sapato de salto com camadas de lã cortadas e empilhadas que lembram as maquetes que fazia na graduação em Arquitetura.

O título “Devir” representa as mudanças da vida e o encontrar de seus caminhos. “A parte limpa e sólida das linhas arquitetônicas traz o peso necessário e se conecta, ao mesmo tempo, aos volumes e formas orgânicas, retiradas dos reflexos da água e das curvas de nível. Esses elementos, traduzidos, se dão nas mudanças que posso fazer com esse material, fluindo por entre tudo o que em minha vida se manifesta e cria quem sou”, explica ela, que considera incrível ver materializada a sua criação e uma honra ter sido premiada.

Anseios Ancestrais, de Leonardo Silva Machado de Lima.
Nazca Dias Viana, com projeto Conduz.
Nathália Maria Costella, com trabalho intitulado Sinuosos.
Mais premiados

As menções honrosas foram concedidas para Nazca Dias Viana, pelo projeto Conduz; e para Nathália Maria Costella, pelo trabalho intitulado Sinuosos.

Nessa edição, que teve mostra das produções dos estudantes nas Lojas Magnabosco, o trabalho Anseios Ancestrais, do acadêmico Leonardo Silva Machado de Lima, foi reconhecido pelo voto popular. “Foi uma honra fazer parte desse processo com pessoas incríveis e contar um pouquinho da moda que eu acredito, da história das mulheres na minha família, de todas elas, fico muito, muito feliz”, avaliou, agradecendo a todos envolvidos e ao público que garantiu seu prêmio.

Solenidade

A apresentação virtual dos ganhadores foi conduzida pelas professoras e parceiras no projeto desta edição Bernardete Venzon, Gilda De Ross e Adriana Job Ferreira Conte, que descreveu: “É um projeto muito grande, que envolve as empresas, mas, também, a essência de cada aluno. Além de uma premiação, de um concurso, o objetivo é permitir aos alunos o seu desenvolvimento, a busca do seu projeto como criador, o desenvolvimento autoral para a vida, para a profissão deles”, lembrando que seriam concedidos alguns prêmios, mas que todos alunos são vencedores pela dedicação, pelo envolvimento e pelo resultado de seus trabalhos.

Também agradeceram a todas as parcerias que possibilitaram essa edição a coordenadora do curso de Moda, Lêda Maria Stumpf Brehm, e o diretor da área do conhecimento de Artes e Arquitetura, Givanildo Garlet. “Não pude deixar de notar: 127 anos da Cootegal, 106 anos do Magnabosco, 54 anos da UCS e quase 30 anos do curso de Moda. Isso é história, é tradição, é qualidade e inovação. Ninguém dura tanto tempo sem ser capaz de inovar e de se reinventar a cada ano que passa. É isso que estamos fazendo, nos reinventando, trazendo um novo modelo, continuando essa história bonita que é a história da lã, de uma de nossas primeiras indústrias de Caxias do Sul. A lã faz parte da história do município”, pondera o professor. Participaram, ainda, os jurados, o presidente da Cooperativa Têxtil Galópolis (Cootegal), Fernando Marchioro, o diretor da Magnabosco, Pedro Horn Sehbe, a vencedora do 6º UCS/Cootegal, Bruna Devilla, o vencedor do 14º UCS/Cootegal, Gabriel Bressani, e a vencedora do 10º UCS/Cootegal, Kimberly Santini.

Exposição Histórias da Lã

A lã e suas experiências criativas serão objetos da exposição Histórias da Lã, que ocorre de 21 de julho a 6 de agosto, comemorativa aos 10 anos e 20 edições do concurso UCS/Cootegal Design de Moda, que ocorre semestralmente, desde 2011. Nessa trajetória de parceria, várias e diferentes histórias foram contadas, cheias de emoção e materializadas em lindas peças atemporais.
Passeando pelas Lojas Magnabosco será possível conferir de perto algumas destas histórias através dos 20 looks premiados, dos seguintes egressos:

1º Concurso – 12/2011: Daiane Vaz Miotto
2º Concurso – 07/2012: Camila Moresco
3º Concurso –04/12/2012: Ana Cláudia Piasentini Dotto
4º Concurso – 07/2013: Jorge Alexandre Amaro
5º Concurso – 11/2013: Andressa Zattera
6º Concurso – 07/2014: Bruna Devilla
7º Concurso – 12/2014: Júlia Varaschin Webber
8º Concurso – 07/2015: Angélica Araldi
9º Concurso – 12/2015: Mariane De Bona
10º Concurso – 07/2016: Kimberly Santini
11º Concurso – 12/2016: Carina Godinho De Oliveira
12º Concurso – 07/2017: Fabrício Gelain De Prá
13º Concurso – 12/2017: Betina Scholl
14º Concurso – 07/2018: Gabriel M. Bressani
15º Concurso – 12/2018: Weslei Carlesso
16º Concurso – 07/2019: Eliseu Francisco Da Silva Junior
17º Concurso – 12/2019: Ketlyn R. Garbin
18º Concurso – 10/2020: Lara Francesca Becker Hisini
19º Concurso – 12/2020: Anderson Nunes Castilhos
20º Concurso – 07/2021: Gabriela Pereira da Cunha

Complementam a exibição uma mostra fotográfica especialmente produzida com as criações e clicadas por Ana Salvi e registros dos 127 anos da Cootegal, com materiais inéditos que pela primeira vez saem da empresa e são expostos ao público, como fotos e desenhos gráficos para construção de padrões têxteis que datam de 1925.

Fotos: Alex Alles