Trabalho vencedor do 43º Prêmio UCS/Sultextil tem inspiração nas formas, texturas e detalhes do corpo humano
Evento que celebrou a criatividade teve premiação, apresentação dos trabalhos de conclusão de curso de Moda e a participação dos cursos de Música e Dança
Human Body foi o título do trabalho vencedor da 43ª edição do Prêmio UCS/Sultextil, que neste ano teve como tema As Variações Goldberg e rendeu à aluna premiada uma viagem a Paris. A aluna Marina Cará de Carli fala um pouco da experiência de participar do Prêmio UCS/Sultextil, que considera fantástica. “É sempre muito bom concretizar um trabalho que a gente vem fazendo com bastante esforço e dedicação. Muita gratidão à Universidade pela oportunidade e aos meus professores: o Sérgio, a Beth e a Gilda”. Sua criação é inspirada no corpo humano e em todas as suas particularidades, desde as texturas até as formas, estimulando o observador a compreender que o corpo é disforme e cheio de detalhes.
A Menção Honrosa foi concedida à estudante Franchesca Marcon, com o trabalho As navalhas da Beleza. Ela descreve a emoção de ter uma criação sua apresentada e analisada. “É uma responsabilidade entregar um trabalho para uma avaliação com jurados renomados e também para uma empresa tão grande como a Sultextil”, considera. “A criação foi o resultado de muita pesquisa e de um olhar diferente dentro das milhões de referências que encontramos hoje no mundo digital.” A inspiração foi encontrada, principalmente, no conceito “O anormal é normal”, reunindo formas e texturas diferentes com o objetivo de trazer o desconforto aos padrões já estabelecidos.
Novo formato
Totalmente on-line e respeitando os protocolos de biossegurança, o encerramento do semestre do curso de Moda da UCS ocorreu no Teatro da Universidade, no dia 8 de julho. Foi a estreia de um novo formato de apresentação dos trabalhos e dos projetos de conclusão de curso, além da exibição da 43ª edição do prêmio UCS/Sultextil. Sob o título MODA & ARTE/UCS CAMPUS 8, o evento estreitou os vínculos entre as graduações em Moda, Artes, Música e Dança, celebrando a criatividade.
As criações da disciplina “Laboratório de criatividade” carregavam o tema “Os Absurdos”. Foram abordados contrassensos da contemporaneidade como testes das indústrias em animais, gaiolas do pensamento, a censura e as raízes do mundo.
Os Trabalhos de Conclusão de Curso do bacharelado em Moda foram desenvolvidos a partir do questionamento “Como me sinto nesses novos tempos?”, proposto em encontro com o estilista e pesquisador Walter Rodrigues. Dali resultou o tema do semestre, “O Incomum”, desafio para quem observa detalhes, comportamentos, frestas do tempo e o cotidiano sob um novo ângulo, deslocando de forma criativa e particular seu olhar para o mundo. Com muita pesquisa e processos criativos, o projeto oportunizou aos alunos alinhar suas assinaturas aos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Finalizando uma noite de arte e conquista, o desfile que premiou o vencedor da 43ª edição do prêmio UCS/Sultextil teve como temática as “As Variações Goldberg-Bach”. A partir de uma das obras-primas de Johann Sebastian Bach, que envolve matemática, delicadeza, força, minimalismo, repetição e ornamentações, os alunos desenvolveram uma peça conceitual para ser desfilada. A abertura teve uma execução ao vivo da Ária, peça que abre a obra das Variações, pelo pianista solista do curso de Música, professor Alexandre Fritzen da Rocha. A coreografia, especialmente concebida pelo curso de Dança da UCS, foi apresentada pela bailarina Julia Kahler, que vestiu figurinos confeccionados com matéria-prima Sultextil.
Fotos: Roger Clots