Trabalhos do curso de Design são selecionados para a Bienal Brasileira de Design Gráfico

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/10/2024 | Editado em 21/10/2024

  Evento será realizado no mês de dezembro, na cidade de Maceió (AL)

O estímulo à aprendizagem vai além das salas de aula no curso de Design da Universidade de Caxias do Sul. Três trabalhos produzidos por alunos da disciplina de Design Gráfico entre os anos de 2021 e 2023 foram selecionados para a Bienal Brasileira de Design Gráfico de 2024, que ocorre de 6 a 20 de dezembro em Maceió (AL).  

Um dos projetos (confira nome dos autores neste link) é o que dá identidade gráfica à Feira do Livro de Caxias do Sul de 2021. Naquele ano, o conceito foi destacar o leitor como protagonista do evento. Os espaços da Feira foram caracterizados por gêneros de ficção e ressaltaram a figura humana. O ato de ler foi concebido como um “portal” para uma jornada imaginária através dos livros.

Criado no contexto do fim da pandemia de coronavírus, em 2022, o projeto Desalinha foi pensado com a intenção de superar receios e aproveitar as experiências da vida universitária. A iniciativa ilustra a criação e a mediação de encontros onde os participantes são incentivados a imaginar novas maneiras de coexistência e convivência na universidade. O Desalinha instiga a expandir os horizontes além da prática profissional, para que sirva como uma rede de apoio para os designers em início de carreira. 

Por fim, o projeto mais recente foi o trabalho de  conclusão do curso da egressa Isabela Tomasi. Desenvolvido em 2023, o Ciclo 24 aborda o enfrentamento da “pobreza menstrual”, da falta de informação e do tabu que envolve o tema. A iniciativa resultou num jogo educativo cooperativo, voltado para adolescentes a partir de 12 anos, com o objetivo de desmistificar a menstruação, promover o diálogo, incentivar o autoconhecimento e a autonomia e contribuir para a saúde e o bem-estar.

A professora orientadora dos trabalhos, Aline Fagundes, está orgulhosa com as indicações para a Bienal. “Esse reconhecimento é resultado de muita dedicação, parceria e espírito solidário, enquanto inserimos nossos estudantes na história do design da região e contribuímos para construir uma trajetória que revela diferentes perspectivas. Acredito que essas indicações refletem a autonomia e o protagonismo dos estudantes, qualidades que a UCS valoriza profundamente”, destaca. 

A Bienal Brasileira de Design Gráfico é a mostra mais antiga e importante da área, e o único evento nacional dedicado exclusivamente ao design gráfico. “A Bienal destaca o que há de mais relevante na produção gráfica nacional e desempenha um papel crucial na disseminação do design, atuando como um catalisador que transforma o contexto social e reforça o papel dos designers como mediadores entre a criação e o público”, explica Aline. Ela lembra que não é a primeira vez que trabalhos do curso de Design da UCS são reconhecidos por sua qualidade. Desde 2018, foram conquistadas sete premiações estaduais e nacionais com projetos desenvolvidos pelos alunos.