Universidade apresenta a nova estrutura do Programa UCSTec.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/07/2018 | Editado em 13/07/2018

Com currículos reformulados, aprendizagem baseada na prática, valores reduzidos, ingresso contínuo e flexibilização de pagamento, cursos superiores de curta duração focam na rápida inserção no mercado de trabalho.

A reestruturação pedagógica, que torna o estudante protagonista de seu processo formativo, implementada pela Universidade de Caxias do Sul no início deste ano letivo nos graus acadêmicos de Bacharelado e Licenciatura, chega, agora, aos cursos tecnológicos. Com novos currículos totalmente embasados em metodologias ativas de aprendizagem, focados no desenvolvimento de habilidades e competências específicas para rápida inserção no mercado de trabalho, o UCSTec, programa da UCS referente aos Cursos Superiores de Tecnologia, terá sua reformulação lançada nesta segunda, dia 2 de julho.

Além das vantagens já conhecidas – oferecer cursos superiores de curta duração (a graduação ocorre de dois a três anos), com certificações intermediárias e a qualidade diferencial de uma Universidade, onde o quadro docente concilia formação avançada com larga experiência de mercado – a reestruturação do UCSTec apresenta duas novidades que vão facilitar o trajeto do estudante na formação: uma nova política de preços, ajustados às necessidades do mercado, e o processo seletivo contínuo, que possibilita ao aluno a entrada a qualquer momento, por conta do planejamento curricular flexível.

Soluções para o mercado – “A graduação de curta duração surge como solução para quem visa ingressar rapidamente ou se qualificar em uma função que já exerce no mercado de trabalho”, observa o coordenador do Programa UCSTec, Evandro Aguiar da Rosa. Ele refere que o modelo atende também às demandas eminentes das organizações, uma vez que os cursos oferecem certificações intermediárias obtidas a cada conjunto de disciplinas específicas concluídas.

Evandro Aguiar da Rosa, coordenador do Programa UCSTec.

O coordenador destaca que a abordagem hand is on (o equivalente à expressão mãos à massa), aplicada desde o ingresso e ao longo de todo o curso, possibilitará a formação de profissionais capacitados a responder de imediato àquilo que as organizações necessitam. “Vamos trazer o mercado para dentro dos cursos, que, por sua vez, estão fundamentados no cotidiano dos próprios estudantes dentro das organizações, trabalhando diretamente com concepções e melhorias para situações reais das empresas”, reforça Evandro.

Isso será possibilitado pela nova proposta curricular, focada no desenvolvimento de habilidades correspondentes às demandas do mercado de trabalho, conforme explica a coordenadora pedagógica da UCS, Flávia Fernanda Costa. O método, conhecido como work-skills, insere nos cursos disciplinas direcionadas ao empreendedorismo e à inovação, de modo a capacitar os estudantes a desenvolver projetos para as empresas onde atuam ou articular seus próprios negócios.

Foco comunitário – Para a pró-reitora acadêmica, professora Nilda Stecanela, a reformulação dos Cursos Superiores de Tecnologia vai ao encontro da missão comunitária da Universidade de Caxias do Sul, possibilitando, a mais camadas da população, o acesso ao ensino superior. Isso porque o programa tem como públicos-alvo: 1) jovens que concluíram Ensino Médio e não ingressaram de imediato na Educação Superior; 2) pessoas que iniciaram o curso superior mas tiveram que interrompê-lo; 3) profissionais formados que necessitam se atualizar em algum aspecto específico da profissão; e 4) público interessado em ter uma experiência de convívio acadêmico. “Os cursos UCSTec vêm atender a essas múltiplas dimensões da comunidade, contribuindo para o fortalecimento da UCS como instituição de referência em formação superior na região”, aponta a pró-reitora.

Reformulação do Programa foi apresentada pela Pró-Reitoria Acadêmica aos coordenadores dos cursos UCSTec, na sexta-feira, dia 29 de junho.

Ingresso poderá ser feito ao longo de todo o semestre

Sob o princípio de responder de maneira imediata às necessidades dos estudantes e do mercado, também foi reformulado o sistema de ingresso nos cursos UCSTec. Agora, o processo seletivo será contínuo, com até cinco datas de entrada no curso por mês, sendo uma para realização de prova e as demais a partir de aproveitamento da nota de redação do Vestibular UCS (de 2013 a 2018) ou do ENEM (de 2012 a 2017).

A exemplo do que vem sendo praticado desde o início do ano letivo de 2018 nos demais cursos da UCS, o sistema de pagamento oferece diversas opções aos estudantes. O parcelamento pode ser feito no tempo regular do curso ou estendido para depois da conclusão da formação, enquanto a mensalidade é independente do número de disciplinas cursadas a cada semestre e inclui as atividades complementares.

Novo site e bloco próprio no Campus-Sede

Os Cursos Superiores de Tecnologia também passam a contar, a partir do segundo semestre deste ano, com ambientes próprios físico e virtual. O Bloco M do Campus-Sede, em Caxias do Sul, está sendo reformado para sediar todos os cursos UCSTec. No universo virtual, o Programa pode ser acessado em ucstec.com.br. Mesmo com estrutura própria, os alunos continuarão podendo fazer uso do restante da infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, como laboratórios, bibliotecas e equipamentos, em apoio às atividades curriculares.

DIFERENCIAIS

O Programa UCSTec reúne cursos com uma abordagem voltada ao desenvolvimento de habilidades e competências específicas para rápida inserção no mercado de trabalho, tendo como diferenciais:

– Diploma superior com certificação da UCS.

– Certificações intermediárias durante o curso.

– Flexibilização do tempo de pagamento.

– Professores com ampla experiência de mercado.

– Formação rápida, de dois a três anos (dependendo da área).

– Disciplinas direcionadas ao empreendedorismo e à inovação.

– Programas de ensino voltados para as demandas das organizações.

CURSOS

Neste semestre, são oferecidos 13 cursos presenciais, nas áreas de Gestão, Saúde, Hospitalidade, Artes e Comunicação.

– Design de Interiores
– Estética e Cosmética
– Fotografia
– Gastronomia
– Gestão Comercial
– Gestão Financeira
– Gestão da Produção Industrial
– Gestão da Qualidade
– Gestão de Recursos Humanos
– Marketing
– Processos Gerenciais
– Produção Audiovisual – Cinema
– Radiologia

Fotos: Claudia Velho