Turismo: docente apresenta estudos em eventos regionais e internacionais.
Coordenador do curso de Turismo da UCS, professor Michel Bregolin, representou a Universidade em simpósio no Canadá; apresentou, no município de Rolante, RS, o projeto desenvolvido no Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Observação, Desenvolvimento e Inteligência Turística e Territorial da UCS; e fez palestra no Fórum Municipal de Turismo de Torres, RS.
A UCS esteve representada em diferentes eventos turísticos regionais e internacionais por meio de agendas do coordenador do curso de Turismo Michel Bregolin entre os meses de outubro e novembro. Também professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, e coordenador do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Observação, Desenvolvimento e Inteligência Turística e Territorial da UCS (NID ODITT), Bregolin apresentou a pesquisa L’application de la notion de tourisme scientifique au Brésil: un inventaire préliminaire des projets et initiatives durante o Symposium International Francophone de Recherche Sur le Plein Air, realizado de 23 a 25 de outubro na Université du Quebec à Chicoutimi, no Canadá. O trabalho, produzido com os pesquisadores visitantes do NID ODITT Laura Rudzewicz (UFPEL, Brasil), Fabien Bourlon (CIEP, Chile) e Pascal Mao (Université Grenoble-Alpes, França), consiste em um primeiro inventário de práticas de turismo científico existentes no Brasil. A proposta é que o estudo avance para o aprofundamento da compreensão dessas práticas, conforme princípios e orientações da Rede Internacional de Turismo Científico, da qual a UCS é uma das instituições fundadoras.
De 26 a 29 de outubro, os pesquisadores da Rede ainda participaram de visitas e reuniões na Província do Quebec a fim de analisar, in loco, práticas de turismo científico visando o aprimoramento de metodologias e critérios para reconhecimento das iniciativas da rede, bem como debater possíveis parcerias com diversas instituições. Saiba mais.
No município gaúcho de Rolante, nos dias 25 e 26 de novembro, o professor apresentou os estudos do projeto Rolante Ecotur – Diagnóstico de Áreas Naturais do Município, uma consultoria executada via NID ODITT e vinculada ao Programa DEL (Desenvolvimento Econômico Local), viabilizado com recursos do governo alemão e pela parceria da Prefeitura Municipal de Rolante com entidades como BFZ, Facisc e Federasul. Na ocasião, ainda compartilhou dados turísticos com o Conselho Municipal de Turismo e empreendedores do Roteiro Caminho das Pipas.
Em Torres, no dia 27 de novembro, durante o Fórum Municipal de Turismo, o docente ainda apresentou a palestra Planejamento e Organização do Turismo como Fator de Desenvolvimento Local, com conhecimentos relevantes à mobilização da cidade no setor.
Imagens: Fabien Bourlon, Diuly Mähler e Paulo Ferretti.