Turma de Direito da UCS de 1973 se encontra anualmente para celebrar a graduação

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/12/2023 | Editado em 05/12/2023

Advogados se reúnem para confraternizar e resgatar memórias do período acadêmico. Turma foi agraciada com pins do programa de relacionamento com o egresso UCS Alumni

A formatura é o ponto mais alto na vida de um estudante. A conquista é o resultado de anos de dedicação e estudo em busca da realização acadêmica, pessoal e profissional. Há 50 anos, uma turma do curso de graduação em Direito da UCS alcançou este objetivo, e de lá para cá, anualmente, e de forma ininterrupta, se reúne para celebrar a colação de grau.

“Uma turma destaque”. Assim a advogada e uma das coordenadoras dos encontros, Ivone Maria Bolzan, define o grupo. “É uma turma que se destaca em todos os sentidos. Temos escritores, professores, políticos e pesquisadores”, destaca. Entre os formandos estão figuras importantes na história de Caxias do Sul e região, como o ex-presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Ambrósio Luiz Bonalume, a primeira mulher presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Rachel Grazziotin, ambos in memoriam, e o ex-prefeito Flávio Guido Cassina.

A formatura foi realizada no antigo Cine Ópera, em 21 de dezembro de 1973. Para marcar a data, a turma inovou: tanto o convite da colação de grau quanto o quadro de lembranças continham as caricaturas dos colegas, do diretor do curso e professor Renan Falcão de Azevedo e do então reitor da UCS e professor paraninfo Sergio de Almeida Figueiredo, os dois hoje in memoriam. Neste ano, o encontro ocorreu no dia 4 de novembro, em Flores da Cunha – os egressos foram presenteados com pins do programa de relacionamento com o egresso UCS Alumni. O evento também foi de homenagem ao advogado Amauri Monteiro Pinheiro, de 95 anos, que recebeu uma coroa de louros, condecoração que passará a ser tradição a todos os colegas que completarem essa idade.

O diretor da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas, professor Edson Dinon Marques, enaltece o grupo e cita sua contribuição social à comunidade. “Podemos afirmar que nossos antigos estudantes, hoje Alumni, contribuíram para o progresso da região em diversos setores públicos e privados, no exercício direto ou indireto das Ciências Jurídicas”.

Em Caxias do Sul, o curso de Direito existe desde 1958, portanto, é anterior à própria UCS, tendo sido incorporado à Universidade a partir da sua fundação, nove anos mais tarde. De lá para cá, a Instituição formou mais de 11 mil bacharéis em Direito. Para Marques, o resgate e o reconhecimento histórico são perenes à história da Instituição, e a ligação entre o estudante e a academia não se finda com a formatura, pois ficam as memórias e conhecimento adquiridos.

UCS ALUMNI

UCS Alumni é o programa de relacionamento que busca cultivar e estreitar a relação da Universidade de Caxias do Sul com os egressos que concluíram a Graduação ou a Pós-Graduação nas modalidades Lato Sensu ou Stricto Sensu. Foi desenvolvido com o intuito de aproximar egressos e Instituição, por meio de reencontros, interação profissional e da possibilidade de apresentar projetos e cases de sucesso para a comunidade acadêmica, entre outras atividades.

“Quando o reitor Gelson Leonardo Rech cria o UCS Alumni, ele o faz na perspectiva do reconhecimento da Universidade pela memória e valorização daqueles estudantes que por aqui passaram”, destaca o professor Edson Marques, sobre o lançamento do programa, em 2022.

Entre os benefícios no contexto da iniciativa, egressos têm vantagens ao cursarem a segunda graduação ou licenciatura e ao se matricularem nos programas de Pós-Graduação e Línguas Estrangeiras e em outros cursos de qualificação.

Fotos: acervo pessoal/divulgação