UCS adere ao movimento Fórum de Universidades pela Paz
Projeto quer estabelecer discussões sistemáticas e fortalecer a produção de conhecimentos sobre a temática da Paz, além de criar um tratado sobre o tema. Universidade vai contribuir com estudos e ações praticadas localmente há mais de 20 anos
A Universidade de Caxias do Sul integrou-se recentemente ao Fórum de Universidades pela Paz (FOUP), projeto que reúne cerca de 50 instituições de Ensino Superior no objetivo de debater e elaborar contextos de realidade e projetar cenários envolvendo situações e condições em ambientes de paz. A ideia é, nos próximos meses, evoluir para a criação de um documento/tratado como marco inicial de discussões, reflexões e de posicionamentos das universidades signatárias.
Vinculado às Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e ao Ministério dos Direitos Humanos, o FOUP constitui um movimento de universidades pela difusão da cultura da paz. Com conexões acadêmicas em nível nacional e internacional, já tem concretizados seus primeiros Fóruns – dias 11 e 12 de abril de 2024, em Florianópolis (SC), e dias 20 e 21 de março de 2025 em Coimbra (Portugal) – e projetadas as criações de um repositório de documentos, estudos e pesquisas e do Centro Avançado de Estudos sobre a Paz na América.
Elsa Mónica Bonito Basso, professora do curso de Letras, foi indicada para representar a UCS no Grupo de Trabalho do Fórum. Ela destaca que a Instituição tem muito a contribuir com o movimento. “A UCS trabalha há mais de 15 anos com a temática da cultura de paz, de forma específica, por meio do Observatório de Estudos e Práticas para Culturas de Paz. Foram publicados vários e-books sobre o tema, onde está refletido nosso trabalho de pesquisa”, observa Elsa. A professora lembra ainda que as cátedras UNESCO de Educação para a Cidadania Global e a Justiça Socioambiental, juntamente com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da ONU, já presentes na UCS, significam uma grande contribuição para o Fórum.
Por outro lado, a UCS e as comunidades onde está inserida também colhem benefícios a partir da adesão ao Fórum. “Tanto a produção de conhecimento quanto o aprendizado e a interação com instituições parceiras já constituem uma grande vantagem, que poderá resultar em ações concretas que beneficiem a comunidade como um todo”, acredita Elsa. “O FOUP apresenta-se como um mecanismo eficiente para estabelecer discussões sistemáticas e fortalecer a produção de conhecimentos sobre a temática da Paz, com observância das perspectivas sociológicas, antropológicas, históricas, psicológicas, linguísticas, culturais, comportamentais e legais”, finaliza.
Saiba mais: foup.org