UCS apresenta cursos, projetos e serviços de assessoria para prefeitos da região das Hortênsias

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/05/2021 | Editado em 11/05/2021

Ações como o desenvolvimento de planos de mobilidade, revisão de Plano Diretor e projetos ambientais foram detalhadas para gestores da Associação dos Municípios de Turismo da Serra

Encontro no campus de Canela reuniu prefeitos de Gramado, Canela, Picada Café, Santa Maria do Herval, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Cambará do Sul

Apresentar a atuação comunitária e regional da Universidade de Caxias do Sul, especialmente relativa a projetos e serviços prestados ao poder público, colocando a instituição a disposição dos municípios, foi o objetivo de uma reunião promovida pela UCS com os prefeitos das sete cidades que compõem a Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), no Campus Universitário da Região das Hortênsias, em Canela. O encontro contou com as presenças do reitor da UCS, Evaldo Kuiava; da diretora do campus, Margarete Fátima Lucca; e da assessora da Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE) da UCS, Maria do Carmo Quissini.

De acordo com a profª Maria do Carmo, foi apresentada a estrutura da Universidade, com enfoque nos projetos, assessoramentos e cursos que podem ser ofertados aos municípios. Nesse conjunto, enquadram-se a elaboração de Planos de Mobilidade Urbana e a revisão de Planos Diretores e de Códigos de Obras municipais, entre outros serviços. Um tema específico debatido foi o projeto-piloto desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito, referente à Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, em vigor desde janeiro deste ano, que prevê remuneração a indivíduos ou grupos que desenvolvem atividades que favoreçam a manutenção, a recuperação ou a melhoria dos serviços ecossistêmicos (como é o caso da preservação ambiental em propriedades rurais).

Cursos – Com relação às atividades educacionais, além das formações regulares em graduação, a disponibilidade de cursos como a especialização em Gestão de Cidades, oferecido em Canela, e os de extensão em Gestão Pública também foi explanada aos chefes do Executivo de Gramado, Canela, Picada Café, Santa Maria do Herval, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Cambará do Sul.

Esse tipo de encontro, segundo Maria do Carmo, é promovido de praxe pela UCS para interação com os gestores municipais no primeiro ano das novas administrações. A programação estabelece quatro reuniões, uma com cada entidade representativa de municípios existente na área de abrangência da UCS. Em fevereiro, houve a reunião com os integrantes da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que reúne 36 cidades, no campus de Bento Gonçalves.

Uma série de encontros com a presença do reitor, desde o início do ano, contemplou as 20 prefeituras ligadas à Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc). Agora, resta apenas a reunião com os representantes das 10 cidades que compõem a Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser), a ser realizada no campus da UCS em Vacaria.