UCS apresenta painel em evento internacional de Administração
Smart Cities será discutido nesta sexta-feira, 6 de dezembro, em Gramado
A 18ª edição do Fórum Internacional de Administração (FIA) ocorre até sexta-feira, 6 de dezembro, na cidade de Gramado. Além de ser uma das patrocinadoras, a Universidade de Caxias do Sul também marca presença no evento como a promotora do painel que discute o tema Smart Cities (cidades inteligentes). O debate será realizado na manhã desta sexta, com a participação da promotora do Ministério Público do Rio Grande do Sul Júlia Schütt, do pesquisador Márcio Canedo e da diretora do Departamento de Inclusão Econômica da cidade de Cincinnati (EUA), a norte-americana Laura Castillo. Os moderadores serão os professores da UCS Rafael Perini e Ana Cristina Fachinelli, vinculados ao programa CityLivingLab da Universidade.
Perini detalha que a abordagem de cidades inteligentes no contexto da Administração é fundamental para interligar três assuntos: tecnologia, sustentabilidade e governança. Desta forma, oportuniza uma base sólida para o estudo da Administração. “A inclusão deste tema não apenas enriquece as discussões, mas também reforça a relevância da gestão pública e privada no contexto urbano”, reforça. Sobre a possibilidade de inserir o assunto dentro do FIA, “é a oportunidade de compartilhar com os administradores as boas práticas e estudos de caso de cidades que aplicam alguns conceitos, como a Internet das Coisas (IoT), gestão de dados em tempo real e políticas públicas sustentáveis”, analisa.
Trocas com Cincinnati
Na região para participar do evento, a diretora do Departamento de Inclusão Econômica da cidade de Cincinnati, no estado norte-americano de Ohio, Laura Castillo, visitou a UCS na segunda-feira, 2 de dezembro, recepcionada pelo reitor Gelson Leonardo Rech e pelos pesquisadores do CityLivingLab. O trabalho desenvolvido por Laur em Cincinnati é dedicado a promover oportunidades econômicas e de inclusão aos cidadãos, impulsionando o crescimento dos negócios locais. Sua atuação de impacto comunitário é reconhecida pela revista Forbes, que a incluiu na lista dos “30 under 30” de sua cidade, que destaca jovens que estão mudando o mundo. A pesquisadora será professora do próximo MBA em Cidades Inteligentes da UCS.
Na Universidade, Laura conheceu iniciativas como o OBSERVACAXIAS, plataforma de dados municipais desenvolvida por pesquisadores da Instituição que gera indicadores de desempenho, o documento Caxias 2030, com diretrizes de desenvolvimento futuro, e o novo mestrado em Planejamento e Gestão de Cidades Sustentáveis. “Levar a inovação para as cidades é o que precisamos”, sustentou, valorizando as ações que conferiu e comprometida a levar adiante os conhecimentos. O momento também marcou a intenção de estabelecer parcerias no âmbito das cidades-irmãs.
Fotos: FIA e Bruno Zulian