Universidade atuará na revisão do Plano Diretor de Arroio do Sal

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/06/2024 | Editado em 04/06/2024

Dois convênios firmados com a Prefeitura do município preveem a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, do Plano Municipal de Recuperação do Bioma Mata Atlântica e do Diagnóstico Socioambiental

A expertise científica da Universidade de Caxias do Sul em contribuição às demandas sociais impulsionou o estabelecimento de uma parceria com a Prefeitura de Arroio do Sal, firmada nesta segunda-feira, 3 de junho. Academia e administração pública assinaram dois convênios que integram a revisão do Plano Diretor daquele município: os documentos preveem a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, do Plano Municipal de Recuperação do Bioma Mata Atlântica e do Diagnóstico Socioambiental. O prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão) e sua comitiva de secretários e assessores técnicos foram recebidos pelo reitor Gelson Leonardo Rech junto à equipe multidisciplinar da UCS responsável pela elaboração do projeto. Também estavam presentes a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin, o chefe de Gabinete, Givanildo Garlet, e o procurador jurídico da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Maurício Gravina.

O Plano Diretor é um instrumento que contempla as políticas estratégicas setoriais, os planos distritais e a gestão territorial local. Ao ser revisado, fixam-se as estratégias de desenvolvimento econômico, social e sustentável de uma municipalidade, além de políticas de transporte e mobilidade urbana. 

Evocando a missão norteadora da Universidade de desenvolver a região pelo conhecimento, o reitor Gelson Rech considerou que estes serviços, oferecidos pela Instituição há mais de 30 anos, visam melhorar a qualidade de vida dos municípios enquanto também cumprem a legislação. “O nosso futuro depende da conjugação e do equilíbrio entre ciência e gestão inteligente. Ter a visão científica de como se desenvolver com a melhor qualidade e com o menor impacto é o que esperamos que os municípios alcancem”, projetou. A busca pelo progresso regional também foi manifestada pelo prefeito Affonso Flávio Angst, que destacou a qualidade dos serviços prestados pela UCS entre as razões do convênio. “Para nós, arroiossalenses, é uma satisfação enorme firmar esta parceria para otimizar a inovação e projetar o futuro da nossa cidade”.

De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS, professor Pedro de Inda, a projeção é de seis meses para a elaboração dos planos, a partir da mobilização das diversas áreas do conhecimento. “Sempre procuramos envolver desde egressos até os nossos estagiários nas atividades, em uma ideia de formação continuada, para que firmem e mantenham os seus vínculos com a Universidade. E, por conta da complexidade destes projetos, congregamos outros cursos e estruturas, como Direito e Ciências Econômicas, da área de Ciências Sociais, e Engenharias”. O grupo também é formado pelo Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM), pela Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE-UCS) e pela UNITE, unidade de inovação e desenvolvimento em Arquitetura e Urbanismo da UCS.

Cidades Resilientes e ReNova Cidades

Durante a visita, foram apresentados à Prefeitura de Arroio do Sal, pela pró-reitora Neide Pessin, os projetos Cidades Resilientes e ReNova Cidades, que reúnem ferramentas para preparação, enfrentamento e gestão dos riscos associados a tragédias e desafios urbanos contemporâneos como desastres naturais e mudanças climáticas, enfatizando a importância de planejamento e governança eficazes para construir uma resiliência urbana sustentável. O reitor Gelson Rech acrescentou que uma cidade resiliente é aquela que, mesmo em meio a uma catástrofe, tem a capacidade de se reorganizar e dar seguimento às atividades econômicas. “Esta plataforma inédita, criada pela nossa Instituição, já está disponível para Caxias do Sul, Santa Tereza e na semana que vem será apresentada para Bento Gonçalves”.

Fotos: Bruno Zulian