UCS concede título de Doutor Honoris Causa ao médico francês Pierre Joseph Cochat
Outorga da maior distinção acadêmica ocorre na quarta-feira, 30 de outubro. Será o 12º título concedido pela Universidade, o primeiro para um médico
O médico francês Pierre Joseph Cochat será homenageado com a maior honraria ofertada pela Universidade de Caxias Sul. A cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ocorre na quarta-feira, 30 de outubro, às 18h, no Salão de Atos do Bloco A do Campus-Sede. No mesmo dia, Cochat vai ministrar a aula magna do Simpósio Internacional de Nefrologia de Caxias do Sul – 20 Anos de Desafios no Sistema Único de Saúde. A participação terá como tema A Realidade do Ensino Médico Francês do Primeiro Ciclo ao Doutorado.
O título de Doutor Honoris Causa é a distinção mais importante concedida por uma universidade. Na UCS, Cochat será o 12º agraciado nos 57 anos de história da instituição e o primeiro médico a obter esse reconhecimento. A proposta foi feita pelo vice-reitor da Universidade, professor Asdrubal Falavigna, e aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni). Confira a lista de todos que receberam o Doutor Honoris Causa pela UCS no fim da matéria.
Trajetória na Medicina
Cochat se formou em Medicina em 1979. Desde então, construiu uma longa carreira na área, principalmente na especialidade em Nefrologia. É autor de 488 artigos publicados. Além disso, ocupou posições de destaque em sociedades científicas internacionais, como a presidência da Associação Internacional de Nefrologia Pediátrica (2013-2019), é membro Honoris Causa da Sociedade Eslovaca de Pediatria, e integrante de honra da Sociedade Marroquina de Nefrologia Pediátrica, entre tantas outras.
Cochat já passou por 27 países para ministrar cursos gratuitos em nefrologia e pediatria. Somente no Brasil, o médico já esteve oito vezes. Em 2017 visitou a UCS, quando recebeu a Medalha Reitor Virvi Ramos – Mérito Científico.
Sua trajetória na medicina e na pesquisa o credenciou para palestrar em 545 conferências. É responsável pela orientação de 34 doutorados e supervisionou 63 residentes e mestrandos.
Doutores Honoris Causa pela UCS:
– 20/12/1967: o ministro da Educação da época, o gaúcho Tarso Dutra, por sua contribuição para a instalação da Universidade de Caxias do Sul, efetivada naquele ano.
– 21/03/1975: o governador do Rio Grande do Sul, o caxiense Euclides Triches, no ano do Centenário da Imigração Italiana no Estado.
– 08/10/1975: o linguista e professor italiano Emílio Peruzzo Agnesin, primeiro estrangeiro a receber a comenda pela UCS.
– 24/10/1999: o ministro da Educação da Argentina, Manoel Guillermo Garcia Solá, em visita à Universidade, quando foram estabelecidos acordos de cooperação.
– 13/05/2003: o presidente do Uruguai, Jorge Batlle Ibáñez, também em visita à Universidade que resultou em acordos de cooperação.
– 05/09/2017: o filósofo italiano Diamante Nuccio Ordine, reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes pesquisadores da obra do grande filósofo italiano do Renascimento, Giordano Bruno.
– 26/09/2017: o sociólogo italiano Domenico De Masi, reconhecido mundialmente e popular no Brasil a partir do conceito do ócio criativo, que contribuiu para reformular as abordagens sobre o trabalho no novo século ao demonstrar como a satisfação pessoal no ambiente profissional estimula o processo criativo.
– 16/11/2017: o professor de Direito argentino Miguel Armando Garrido, pela trajetória na área de resolução de conflito, em prol da paz e do bem-estar da sociedade.
– 14/12/2017: o matemático francês Jean-Claude Régnier, um dos pioneiros a introduzir, no Ensino Médio francês, a Pedagogia da Escola Moderna.
– 21/11/2019: o professor de História e Filosofia Medieval Luis Alberto De Boni, primeiro docente com doutorado e organizador e coordenador do primeiro curso de pós-graduação da UCS, de especialização em Filosofia.
– 21/08/2023: o cientista político Celso Lafer, que atuou como ministro das Relações Exteriores em duas ocasiões, assim como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Entre 1995 e 1998, foi embaixador do Brasil na ONU e na OMC em Genebra, onde foi presidente do Órgão de Solução de Controvérsias.
Foto: Divulgação