UCS confere destaque a egressos que dignificam a área da Administração
Cintia Buzin, Eduardo Pandolfo da Silva, Jaime Bettega e Rogério Tondo receberam o mérito Alumni Sociais 2024, em sua primeira edição
Ao longo da trajetória de 56 anos do bacharelado em Administração da Universidade de Caxias do Sul, muitas histórias de sucesso profissional e impacto social se desenvolveram impulsionadas pelo saber. Para distingui-las e valorizá-las, a Área do Conhecimento de Ciências Sociais da UCS passou a conferir o Destaque Alumni Sociais 2024, que teve a primeira edição nesta quarta-feira, 13 de novembro. O momento foi de reconhecimento a Cintia Buzin, Eduardo Pandolfo da Silva, Jaime Bettega e Rogério Tondo, egressos do curso hoje intitulado Administração e Negócios e sob escopo da UCS Business School. O mérito valoriza a administração como mecanismo de desenvolvimento regional em suas variadas formas: empresas de pequeno, médio e grande porte, novos negócios e impacto social.
A iniciativa ocorre no contexto do programa UCS Alumni, de relacionamento com os egressos da Universidade, e, conforme considera o reitor Gelson Leonardo Rech, estimula o conhecimento e seu potencial de transformar realidades. “Temos exemplos de pessoas que pautaram suas vidas pelo saber, tiveram uma trajetória acadêmica que nos honra e conquistaram sucesso para além do material, no sentido de contribuir com a sociedade. O processo formativo vale a pena”, sustenta o reitor. “Os agraciados impactam positivamente a sociedade, e são muito queridos pela Universidade. Transmitem às novas gerações a importância de sua tradição na formação de pessoas”, acrescenta o diretor da Área do Conhecimento de Ciências Sociais, professor Marcell Bocchese.
Amplitude em gestão e forma de enxergar a vida
Diretora da metalúrgica que leva seu sobrenome e empreendedora na área de pet food, Cintia Buzin agradeceu a homenagem recordando a sua escolha pelo curso de Administração da UCS, feita ainda quando criança, diante do negócio da família e seguindo os passos do pai. “O curso fez uma diferença gigante em minha vida, deu amplitude em termos de gestão de negócios. Somando as experiências acadêmicas e profissionais, hoje temos uma empresa de sucesso”.
Fundador e diretor da consultoria de negócios Vital, há 25 anos no mercado, o professor e consultor de negócios Eduardo Pandolfo da Silva valorizou a experiência na UCS em contribuição a sua vida profissional e pessoal, desenvolvendo olhares sobre como funcionam os negócios e as relações interpessoais. “A educação que tive aqui, os ensinamentos e o convívio com as pessoas ajudaram a formar meu caráter e a minha forma de enxergar a vida, com seus aspectos ótimos e os desafios que me trouxeram como empresário. Até hoje a UCS é destaque na minha vida”, celebrou.
Administração para a inovação social
Agradecido, o frei capuchinho Jaime Bettega, professor da UCS há 19 anos, pôde recordar seus tempos de aluno, quando ingressou para estudar Filosofia e, posteriormente Administração, que considera ter transformado sua vida. “No universo da Administração, sempre me encantei com a gestão de pessoas, a partir da qual consegui entender que a inovação não está restrita à indústria e aos novos negócios, e que eu poderia utilizá-la no campo social. E a UCS me deu a bagagem para poder inovar socialmente, o que significa trabalhar pela dignidade humana em todas as classes sociais, para colocar o pão em todas as mesas. Entendo minha vida como vocacionada para fazer o bem, e a Administração me permitiu fazer isso de uma forma correta, utilizando a ciência em um mundo em contínuo desenvolvimento e que precisa da inovação social até mesmo para sustentar as outras inovações que possam ocorrer”. E esses conhecimentos de Bettega refletem em benefício real: hoje, o Projeto Mão Amiga, do qual é fundador, agrega 26 projetos sociais e 400 funcionários com vínculo formal de trabalho. Na docência da UCS, esse olhar humanista, conectado a sua vocação institucional, forma de mais do que profissionais: humanos felizes que contribuem para o desenvolvimento da sociedade.
* Um dos Destaques Alumni Sociais 2024, o presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo Rogério Tondo, diretor-superintendente da empresa de alimentos Tondo S. A., não pôde comparecer ao evento e será agraciado em outra oportunidade.
Fotos: Bruno Zulian