UCS organiza 7º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente na Fiema Brasil
Iniciativa ocorre a partir de parceria com a Fundação Proamb, promotora da maior feira ambiental do Sul do país, realizada entre 9 e 11 de maio, em Bento Gonçalves
A Fundação Proamb e a Universidade de Caxias do Sul celebram a já tradicional parceria com a realização do 7º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente durante a Fiema Brasil, feira ambiental promovida pela entidade de 9 a 11 de maio, em Bento Gonçalves.
O evento científico é uma das atrações do FiemaCon, braço do conhecimento da Fiema que ocorre em concomitância com a feira. “Essa parceria tem contribuído para aproximar a pesquisa e a ciência da cadeia ambiental”, avalia o presidente da Fiema, Jonas Brevia.
Mais uma vez, a UCS organiza e coordena o encontro, que será realizado durante os três dias da Fiema. O trabalho é realizado pelo Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade (ISAM/UCS), cujo diretor, professor Juliano Rodrigues Gimenez, também dirige o congresso. “O congresso aproxima os resultados da academia às realidades e às demandas ambientais da sociedade no mundo contemporâneo”, constata Gimenez.
Com esse pensamento, o encontro apresenta como tema “Inovação e Sustentabilidade: Desafios para um Futuro Melhor”, promovendo um diálogo mais próximo a seis áreas temáticas: recursos hídricos, resíduos sólidos, tecnologias ambientais, efluentes e águas residuárias, gases de efeito estufa e avaliação de ciclo de vida e gestão ambiental (ESG).
Neste ano, mais de 150 artigos acadêmicos foram aprovados para serem apresentados. Os trabalhos melhores avaliados em cada um dos três dias do evento serão apresentados oralmente, no formato de mesa-redonda. Esses e os demais trabalhos selecionados serão apresentados no formato de pôsteres, em um ambiente com foco na interação e conectividade entre os autores e interessados nas temáticas para discutirem e saberem mais sobre os respectivos artigos.