UCS é parceira da UNIFESP em programa nacional de prevenção do uso de anabolizantes e tratamento de usuários.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/04/2018 | Editado em 12/04/2018

Nesta segunda-feira, 9 de abril, a Universidade de Caxias do Sul esteve presente no evento de pré-lançamento do projeto #BombaTôFora, realizado em São Paulo, destinado a apoiadores e parceiros da iniciativa. Participaram o reitor da UCS, professor Evaldo Kuiava, e os professores Ricardo Rodrigo Rech, coordenador da graduação em Educação Física e do Instituto de Medicina do Esporte da Instituição, e da área de Educação Física no projeto, e Rosa Maria Rahmi Garcia, do curso de Medicina.

Criado pelo Núcleo de Endocrinologia do Exercício da Medicina Esportiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pela agência Y&R, em parceria com a UCS, o programa nacional de prevenção do uso de esteroides anabolizantes e similares e atendimento aos seus usuários envolverá ciência, comunidade e Estado para esclarecer, minimizar o uso, atender e reabilitar usuários. O #BombaTôFora, que relaciona-se a um grave problema mundial, considerando sua prevalência, tem a coordenação geral do chefe do Serviço de Endocrinologia do Exercício e do Esporte e Preceptor do Ambulatório de Endocrinologia do Exercício e do Esporte do Centro de Traumatologia do Esporte da UNIFESP, Clayton Luiz Dornelles Macedo.

Ainda antes de seu lançamento, o projeto foi considerado o melhor artigo científico em concurso da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados e selecionado, como primeiro colocado, para representar a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) em edital da Unesco, com financiamento do Fundo Internacional para Eliminação de Dopagem no Desporto. Em breve serão divulgados mais detalhes sobre a ação, que busca o apoio de parceiros nas áreas de Medicina, Nutrição, Psicologia e Educação Física, além de laboratórios, indústrias farmacêuticas, marcas e entidades esportivas e de mídia.

Foto: Divulgação #BombaTôFora