UCS Empresa Júnior: experiência empresarial completa para acadêmicos

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/09/2021 | Editado em 13/09/2021

Projeto desenvolvido desde 2001 na Universidade proporciona a vivência empreendedora para graduandos de todas as áreas do conhecimento.

UCS Empresa júnior, projeto sem fins lucrativos e administrado por graduandos, completa 21 anos na Universidade de Caxias do Sul em 2021. Pioneiro no movimento de empresas juniores na Serra gaúcha, proporciona a experiência empresarial completa para estudantes a partir da realização de práticas como consultorias e planejamentos estratégicos. 

As atividades tiveram início por meio do curso de Administração da UCS, visando abrir espaço para alunos exercerem na prática o que aprendiam nas salas de aula. Com o passar do tempo, acadêmicos de todos os cursos passaram a ser bem-vindos na equipe. 

Realizando consultorias personalizadas idealizadas pelos estudantes da Universidade com o auxílio de docentes e o apoio da Instituição, o UCS Empresa Júnior integra o Movimento Empresa Júnior, que reúne e representa uma grande quantidade de empresas juniores pelo Brasil, associações sem fins lucrativos formadas por jovens universitários. A ideia do Movimento é possibilitar aos estudantes uma experiência transformadora, fomentando a cultura empreendedora e seu desenvolvimento pessoal e profissional, através da vivência empresarial, já nos primeiros anos de Ensino Superior.

Mateus Darol, acadêmico de Psicologia e atual presidente do projeto, explica a dinâmica do UCS Empresa Júnior. “As empresas entram em contato pelos canais de comunicação, e os graduandos conversam com os clientes, entendem suas necessidades e dão início a elaboração da proposta”. As proposições são desenvolvidas com o auxílio dos professores, baseadas em pesquisa de mercado, estudos, prospecção, marketing, precificação e mapeamento de processos. “As consultorias são personalizadas e visam às necessidades dos clientes, prestando atenção nas singularidades de cada empresa. Os valores são simbólicos e retornam como investimento na estrutura para os alunos”, completa. 

Os processos seletivos ocorrem semestralmente, ou de acordo com a necessidade da equipe, e incluem provas e entrevistas. Por lei, os participantes do projeto não podem ser remunerados, mas a participação no UCS Empresa júnior conta como horas complementares. “É uma troca de experiências, um laboratório onde os alunos põem em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Geralmente, os alunos que participam do projeto são contratados pelas empresas parceiras”, conta Mateus. “ É muita responsabilidade, os alunos lidam com projetos de vida, com sonhos”, define.

Os acadêmicos interessados podem entrar em contato pelas redes sociais, e-mail ucsempresajunior@ucs.br ou pelo telefone (54) 3218-2646. A sede do projeto, localizada no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS também está aberta à visitação, no Bloco 59 do Campus-Sede. 

Email: ucsempresajunior@ucs.br | Telefone: (54) 3218-2646 | Localização: Bloco 59, Campus-Sede