Universidade fará mapeamento de indicadores de resiliência de Caxias do Sul

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/05/2024 | Editado em 29/05/2024

Trabalho será desenvolvido por grupo de pesquisadores do CityLivingLab com o objetivo de identificar cenários de risco e elaborar plano para reduzir seus impactos

Acordo firmado entre UCS e prefeitura tem vigência de seis meses, podendo ser prorrogado

A Universidade de Caxias do Sul e a prefeitura de Caxias firmaram nesta segunda-feira, 27 de maio, acordo para implantar o Mapeamento dos Indicadores de Resiliência de Caxias do Sul. O projeto desenvolvido pelo CityLivingLab, grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UCS, tem como objetivo preparar as cidades para desastres naturais e mudanças climáticas, enfatizando a importância de planejamento e governança eficazes para construir uma resiliência urbana sustentável. Para isso, o grupo de pesquisadores do CityLivingLab vai compartilhar com o poder público conhecimentos e ferramentas para enfrentar e gerir os riscos associados a tragédias climáticas e desafios urbanos contemporâneos.

O Mapeamento dos Indicadores de Resiliência de Caxias do Sul é uma das frentes do Programa de Cidades Resilientes desenvolvido pelo CityLivingLab. A ação central do projeto é o desenvolvimento de uma plataforma digital pela ferramenta Power BI que cruza dados abertos com informações oficiais do Poder Público para monitorar indicadores de resiliência. “A equipe de pesquisadores do CityLivingLab já está trabalhando com servidores da prefeitura de Caxias para identificar, adaptar e validar os indicadores oriundos da norma ISO 37123, que abordam diversas dimensões da gestão de uma cidade. As áreas contempladas incluem água, economia, educação, energia, finanças, governança, saúde, segurança e transporte, entre outras”, explica Ana Cristina Fachinelli Bertolini, coordenadora do City Living Lab. Além do levantamento de dados, a UCS vai elaborar um relatório detalhado contendo os resultados da pesquisa, análises e recomendações, que será disponibilizado ao município. Já a Prefeitura fornecerá à UCS acesso às informações e dados públicos necessários para a realização do levantamento, bem como facilitar o contato com entidades e órgãos municipais relevantes para a pesquisa.

Reitor Gelson Leonardo Rech: “Uma entrega voluntária e científica”

O protocolo de intenções foi assinado pelo prefeito Adiló Didomenico e o reitor Gelson Leonardo Rech. Também participaram do ato a vice-prefeita Paula Ioris, o secretário do Meio Ambiente, Daniel Amoretti Caravantes, integrantes do CityLivingLab, o vice-reitor da UCS, Asdrubal Falavigna, e a presidente da Câmara de Vereadores, Marisol Santos, entre outras autoridades comunitárias e acadêmicas. “A gente faz essa entrega de forma voluntária. Nós acreditamos que gestão se faz com conhecimento, como vocês bem sabem e bem fazem. Para fazer gestão tem que ter dados, tem que ter indicadores. É o que nós sabemos fazer. Nesse momento de crise, queremos ajudar a Prefeitura”, destacou o reitor. O prefeito Adiló Didomenico ressaltou a importância de investir em prevenção e agradeceu a parceria com a Universidade. “Nós precisamos ser muito profissionais. Apostamos muito no trabalho da UCS e acredito que temos condições de nos ajudar de uma forma bem fundamentada com o trabalho que será desenvolvido nesta parceria”, comentou o prefeito. O acordo tem vigência de seis meses, a contar da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado.

Fotos: Ícaro de Campos/Prefeitura de Caxias do Sul