UCS firma convênio com Instituto Gaúcho de Asseio e Serviços para qualificação profissional

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 20/06/2024 | Editado em 20/06/2024

Coordenadoria de Extensão e Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais vão oferecer cursos aos colaboradores e prestar assessoria em averiguação de indicadores

Em sua missão comunitária e de formação de recursos humanos, a Universidade de Caxias do Sul oficializou nesta quarta-feira, 19 de junho, parceria com o Instituto Gaúcho de Asseio e Serviços (IGAS). Com sede em Porto Alegre, a entidade atua no fortalecimento e desenvolvimento sustentável do segmento de serviços terceirizados de limpeza, asseio (higiene) e conservação no Estado.

O convênio dispõe da oferta de cursos de formação, através da Coordenadoria de Extensão da UCS, a um público estimado em 70 mil trabalhadores de 1.300 empresas do segmento. A parceria entre as instituições ainda prevê serviços de consultoria e averiguação de indicadores pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais da Universidade de Caxias do Sul (IPES).

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, destacou o privilégio de a UCS ter sido escolhida para atender ao setor de serviços e asseio que, conforme atentou, por vezes é visto à margem das reflexões. “Esta oportunidade ratifica nossa trajetória comunitária, qualificação acadêmica e desempenho em índices e rankings, pontos essenciais para que nos tornemos a instituição formadora e pesquisadora deste segmento”.

O presidente do IGAS, Luiz Carlos dos Santos, ressaltou que a entidade trabalha com três atores sociais – funcionários, tomadores de serviços (contratantes) e empresas – e que este convênio será essencial para sua qualificação. A partir da potencialização dos conhecimentos, a proposta é possibilitar que se desenvolvam profissionalmente e auxiliem no crescimento das empresas onde atuam e nos meios onde vivem. “O objetivo é iniciar um caminho, e esta parceria com a UCS é uma iniciativa importante, unindo empresários e entidades representativas de trabalhadores para pensar em um bem comum”, considerou.

Acompanharam o ato o chefe do Gabinete da Reitoria da UCS, Givanildo Garlet, o diretor administrativo e financeiro da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Marcelo Faoro de Abreu, o coordenador de Extensão, Gilberto Hummes, e o diretor do IPES, Roberto Birch. A comitiva do IGAS contava com o vice-presidente do Instituto, Candido Luis Teles da Roza.

Fotos: Bruno Zulian