UCS formaliza entrega da primeira Clínica de Atendimento Odontológico.
Já disponível para a prática dos estudantes, unidade integra conjunto que terá 74 consultórios e prestará serviços à comunidade a partir de março – quando entra em funcionamento também o Bloco Cirúrgico do Complexo Acadêmico de Odontologia UCS
A Fundação Universidade de Caxias do Sul formalizou a entrega à comunidade de mais uma unidade de seu Complexo Acadêmico de Odontologia. Foi inaugurada, na manhã de ontem, a Clínica de Atendimento Odontológico A, a primeira de um conjunto que vai somar 74 consultórios com equipamentos automatizados para atendimentos clínicos em todas as especialidades da Odontologia.
Com 24 boxes de atendimento, a Clínica A funciona desde agosto para as práticas dos estudantes a partir do 3º semestre do curso. Em março do próximo ano, os serviços serão abertos à comunidade. Mais duas clínicas de 25 consultórios cada serão instaladas até 2019, triplicando a capacidade de atendimento. As estruturas ficam no Bloco S do campus-sede.
Também para o início do próximo semestre letivo, outra unidade do Complexo Acadêmico de Odontologia deve entrar em operação: o Bloco Cirúrgico (Clínica Buco-Maxilo-Facial), o que vai permitir a execução de procedimentos mais complexos como cirurgias, extrações e implantes, praticados pelos alunos de 5 º semestre em diante. Outro acréscimo será a aquisição de um tomógrafo computadorizado para diagnósticos de orientação de tratamentos complexos.
Conforme o coordenador do curso de Odontologia, Felipe Corá, com as novas estruturas e equipamentos a UCS se torna a única universidade entre as comunitárias e privadas a disponibilizar a seus alunos Bloco Cirúrgico, tomógrafo computadorizado, práticas em radiologia digital e em laserterapia (em estágio no Hospital Geral), o que diferencia o Complexo Acadêmico como uma das mais completas estrutura de ensino e pesquisa odontológica do país no segmento universitário.
Qualificação do ensino – Na solenidade inaugural, o reitor Evaldo Kuiava lembrou que o caráter comunitário da UCS implica no reinvestimento dos resultados financeiros na qualificação da própria instituição. E isso passa pela melhoria de estrutura de modo a dar respaldo a resultados pedagógicos. “Estrutura e proposta pedagógica precisam estar alinhados na proposta de formar profissionais atualizados e excelentes nos aspectos técnicos e também nos que se exigem de qualquer cidadão”, defendeu.
O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Bonalume, por sua vez, frisou o compromisso da gestão em criar metas realizáveis para atender as necessidades dos cursos. “Estamos fazendo com que isso se concretize, cumprindo a missão maior da Universidade de prestar serviços de qualidade e formam profissionais competentes”, considerou.
Complexo Acadêmico de Odontologia UCS
O Complexo Acadêmico de Odontologia da Universidade de Caxias do Sul é formado por diferentes estruturas a serviço da formação dos estudantes e para atendimento à comunidade:
– Três Clínicas de Atendimento que juntas, terão um total de 74 consultórios. A Clínica A, com 24 boxes de atendimento, funciona desde agosto para os estudantes, teve sua entrega formalizada nesta quinda, dia 16, e atende a comunidade a partir de março. As clínicas B e C, com 25 consultórios cada, devem entrar em operação em 2019.
– Bloco Cirúrgico Buco-Maxilo-Facial em funcionamento a partir do 1º semestre de 2018
– Clínica de Radiologia, com Laboratório de Interpretação Radiológica
– Laboratórios exclusivos, de Laboratório de Pré-Clínica (equipado com simuladores e monitores), Central de Materiais e Esterilização (CME) e Laboratório de Materiais Dentários
– Laboratórios multidisciplinares, de Bioquímica, de Imunologia, de Microbiologia, de Histologia e de Anatomia Humana
– Hospital Geral que oferece estágio em Odontologia Hospitalar.
Diferenciais da Odontologia UCS
– Aulas práticas desde o 1º semestre.
– Estágio em Odontologia Hospitalar no Hospital Geral no 2º semestre, com aprendizado de laserterapia.
– Radiologia Digital para atendimento clínico a partir do 3º semestre.
– Três Clínicas de Atendimento Odontológico, que terão um total de 74 consultórios automatizados, equipados com fotopolimerizadores acoplados, engate rápido para ultrassom, cuba com sensor de movimento e bomba a vácuo, permitindo atendimentos clínicos em todas as especialidades da Odontologia.
– Bloco Cirúrgico Buco-Maxilo-Facial, viabilizando a execução de procedimentos complexos, como cirurgias, extrações e implantes, a partir do 1º semestre de 2018.
– Oito laboratórios, de Interpretação Radiológica; de Materiais Dentários; de Pré-Clínica (com simuladores para procedimentos e monitores para transmissão simultânea das instruções dos professores aos alunos nas bancadas); de Bioquímica; de Imunologia; de Microbiologia; de Histologia; e de Anatomia Humana, entre outras estruturas de apoio.
– Desenvolvimento de protótipos cirúrgicos em parceria com setores de Engenharia da Universidade.
– Financiamento exclusivo Odontocred permite a extensão do pagamento do curso em até um ano após a formatura.
– Formação em quatro anos.
– 100% dos professores com mestrado ou doutorado e experiência clínica.
– Possibilidade de intercâmbio em universidades nacionais e internacionais.
Fotos: Claudia Velho