UCS Hortênsias celebra conclusão do curso de Cozinha Básica
A UCS Hortênsias realizou na quinta-feira, 1º de setembro, a cerimônia de conclusão do curso de Cozinha Básica. O ato reuniu 16 dos 20 participantes da comunidade que, desde 1º de agosto, aprenderam sobre técnicas de preparação de pratos salgados e doces. Antes da solenidade, convidados puderam experimentar receitas elaboradas pela turma.
A oferta do curso se deu por meio de uma parceria entre o Cidica (Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela), a Associação de Proprietários e Moradores do Condomínio Reserva da Serra e a UCS. “Nós entramos com a parte de conteúdo, com nossa estrutura e nossos professores, a Prefeitura fez a divulgação, mas, sem o Reserva da Serra, que custeou tudo, ele não teria ocorrido”, reconheceu a diretora do campus, Margarete Lucca, que ainda transmitiu aos concluintes uma mensagem do reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech.
Segundo os professores Kátia Viana de Souza e Rodrigo Mylius, que pelo curso tecnólogo em Gastronomia orientaram a formação, com a professora do bacharelado em Nutrição Gabriela Chilanti, o desempenho da turma foi muito satisfatório.
Para o secretário de Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Canela, Luciano Melo, foi uma oportunidade para as pessoas despertarem um lado profissional inclinado para a gastronomia. “Esse curso representa um legado em prol do desenvolvimento econômico não só dos 20 concluintes como para suas famílias”, disse. “Futuramente, serei um aluno da UCS no tecnólogo em Gastronomia”, falou um dos concluintes, Jackson Macedo.
Sustentabilidade Social
Segundo o presidente da Associação de Proprietários e Moradores do Condomínio Reserva da Serra, Eblen Kalil Neto, a proposta da entidade é sempre investir em iniciativas sociais sustentáveis, de modo que pessoas sejam qualificadas para ocupações primárias, como no caso do curso de Cozinha Básica.
Os recursos que bancaram a oferta na UCS são oriundos do Fundo de Investimento Espontâneo do Reserva da Serra. “Quando buscamos a UCS, demos um valor a mais ao certificado que esses participantes receberam”, comentou Kalil Neto ao lado de sua vice, Rita Leidens.
Dentre os concluintes, estava a peruana Rosa Jhenyffer Meza Samayani, de 23 anos. Muito emocionada pela oportunidade, ela comentou que chegou ao Brasil no ano passado.
Rosa, que estudou Artes Visuais, viu no curso de Cozinha Básica o pontapé para projetar um negócio para servir comidas rápidas de seu país natal. “Para colocar a comida peruana para vender, quis fazer o curso para entender a base da cozinha”, explicou.
Foto: Márcio Cavalli