UCS lança curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas
Evento terá palestra com presidente do Conselho de Administração da instituição financeira cooperativa Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt. Oferecida na modalidade a distância, a graduação possibilita a conquista do diploma em dois anos
O novo curso de Gestão de Cooperativas, da Universidade de Caxias do Sul, será apresentado formalmente em evento no Salão de Atos da Reitoria (Bloco A do Campus-Sede), na quinta-feira, 29 de junho, às 17h. O momento terá a palestra Cooperativismo: uma História com Propósito, com o presidente do Conselho de Administração da instituição financeira cooperativa Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt, administrador de empresas especialista em Gestão de Cooperativas e Governança Corporativa. O profissional também é vice-presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, membro da Comissão Especial de Estudos em Direito Cooperativo da OAB/RS e do Conselho de Ética da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (OCERGS/RS).
Oferecida na modalidade a distância, no conceito UCS Digital, a graduação em Gestão de Cooperativas estimula a participação ativa dos alunos e o networking em comunidades virtuais para além dos encontros on-line, que se somam a experiências presenciais imersivas possibilitadas em todas as unidades universitárias, visitas técnicas e viagens de estudos. De curta duração, o curso possibilita a conquista do diploma em dois anos.
As inscrições já estão abertas para o vestibular em processo seletivo contínuo.
Tecnologia em Gestão de Cooperativas
Para qualificar profissionais para a criação, planejamento e implementação de empresas cooperativas, o curso superior habilita à aplicação de técnicas estratégicas de gestão, planejamento de recursos e processos, bem como legislação compatível com os ramos do cooperativismo.
Em um mercado aquecido, especialmente na região Sul do Brasil, onde concentra expressivo número de associados, o cooperativismo está presente em segmentos diversos, como agropecuária, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, trabalho, produção de bens, serviços e transporte. A formação qualifica para atuar no modelo econômico que tem na pluralidade de ideias, opiniões e visões o eixo principal para inovar e transformar a realidade.
Com destaque para a prática, as aulas enfocam a criação de projetos e oportunizam networking. Dentre as dinâmicas, a coordenadora do curso, Claudia Mara Sganzerla, destaca a experiência intensa e imersiva no modelo de bootcamp (campo de treinamento). “Além das atividades assíncronas e das aulas ao vivo, as práticas presenciais com produção real, resolução de problemas e construção de projetos atendem às diferentes ações do profissional cooperativista”, conclui.