UCS Línguas Estrangeiras oferece aprendizado de idiomas com ênfase na prática profissional

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/10/2022 | Editado em 07/10/2022

Diversificação dos enfoques de ensino permite realização de cursos modulares on-line síncronos, com temática específica relacionada à Gastronomia e às Engenharias. Inscrições estão abertas para as aulas que se iniciam em 17 de outubro, em diferentes níveis

Quer mais autenticidade no uso de um idioma do que poder se expressar com confiança durante uma atividade cotidiana, especialmente no desempenho de sua profissão? A prática comunicativa pauta os cursos de idiomas desenvolvidos pelo Programa UCS Línguas Estrangeiras, com ênfase na interação oral e na produção escrita para fins específicos. A aplicação dos aprendizados é orientada em contextos espontâneos com os vocabulários próprios de cada área.

Em sua segunda edição, a iniciativa contempla cursos modulares para a Gastronomia (inglês/francês/italiano) e para as Engenharias (inglês). Em uma carga horária de 40h/aula, é possível aprender idiomas por meio de aulas on-line síncronas, de uma hora e quarenta minutos, somadas a atividades assíncronas. Os professores são profissionais da linguística e também das áreas estudadas que dominam os idiomas.

As classes se iniciam a partir de 17 de outubro. Clique para conferir os níveis contemplados e horários: Gastronomia ou Engenharias.

“O estudo de uma língua estrangeira, direcionada a um fim específico, propicia uma prática comunicativa ao aluno voltada ao uso de vocabulário e construções linguísticas em situações muito próximas da realidade nos domínios de conhecimento”, justifica a professora responsável pelo UCS Línguas Estrangeiras, Sabrina Bonqueves Fadanelli. Além dos ganhos no aprendizado do idioma, há também os benefícios de imersão em aspectos culturais de cada idioma que aparecem nas diferentes áreas do saber em outras línguas.

Conteúdos
Em Gastronomia, no nível 1, por exemplo, além das saudações e apresentações, são abordados hábitos de alimentação, menu, ingredientes e situações em restaurantes, e também as cozinhas de diferentes países.

Já no âmbito das Engenharias, são contempladas informações sobre mensagens, instruções, descrições e explicações, operações matemáticas, cálculos e metrologia, desenho técnico, saúde e segurança do trabalho, metais, não-metais, polímeros e cerâmicos, além de fundamentos da termodinâmica.

Experiência “Gastrolinguística”

Sue Tatsch
Débora Bittencourt

Na simulação de situações comunicativas, estudantes de línguas em Gastronomia participaram de uma atividade prática no dia 5 de outubro: em um dos laboratórios do curso de Nutrição, prepararam as receitas Risoto de pera com gorgonzola; Cheeseburger americano; e Tarte tartin. A atividade reuniu cerca de 18 participantes.

A aluna Sue Tatsch, também acadêmica do curso de graduação em Gastronomia, considera a experiência de aprendizado muito enriquecedora. “Nós utilizamos metodologias de várias línguas – e não somente inglês – dentro da cozinha. Então, muito além de aproveitarmos para fazer um intercâmbio e conhecermos as línguas, também é importante conhecer as terminologias usadas dentro das cozinhas profissionais”. A colega de curso e acadêmica Débora Bittencourt também destaca a relevância da oportunidade. “Sempre gostei de línguas, e pude juntar esses aprendizados”, afirmou, já esperando pela sequência da formação.

Fotos: Bruno Zulian