UCS marca presença no Fórum Gramado de Estudos Turísticos.
Universidade integra programação com painel sobre observatórios do Turismo e a participação de docentes.
A Universidade de Caxias do Sul participa da segunda edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que ocorre de 9 a 11 de maio, no ExpoGramado. Um dos maiores eventos da área no país reunirá palestrantes nacionais e internacionais – turismólogos, economistas, empresários, filósofos, entre outros estudiosos – abordando estratégias, cases de sucesso e as melhores práticas de Turismo no Brasil e no mundo.
No dia 10 de maio, sexta-feira, das 8h30 às 10h30, por meio do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade – Mestrado e Doutorado (PPGTURH), a UCS promove o painel Saberes e Fazeres – UCS/PPGTURH, com o tema Observatórios do Turismo: Panorama internacional e perspectivas no Brasil, mediado pelo docente do PPGTURH Michel Bregolin, coordenador do curso de Turismo da UCS e do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Observação, Desenvolvimento e Inteligência Turística e Territorial. Integrando o eixo temático Observatórios de Turismo como Instrumento de Apoio à Competitividade e Sustentabilidade dos Destinos Turísticos: Cases Internacionais e Perspectivas no Brasil, o painel terá a participação do prefeito de Puerto Varas, no Chile, Ramón Bahamonde, e da presidente do Observatório Turístico e secretária de Turismo de Guanajuato, no México, Maria Teresa Matamoros Montes.
Das 13h45 às 15h45, o professor Michel Bregolin ainda ministra o workshop Observatórios de Turismo: Modelos Internacionais e Desafios para Implantação nos Destinos Brasileiros. Também no dia 10, a partir das 15h15min, a professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS Regina Vanderlinde, presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, participa de um painel sobre Enocultura no Turismo – O Momento do Vinho e das Vinícolas no Turismo Mundial.
O Fórum
Com os eixos temáticos sustentabilidade, criatividade e gestão, o Fórum deste ano debaterá os observatórios do turismo como instrumentos de apoio à competitividade e sustentabilidade dos destinos, com cases internacionais e perspectivas no Brasil; experiências que transformam; e a era da inovação do Turismo Digital e suas transformações. Saiba mais.