UCS oferece assistência social e técnica a São Sebastião do Caí
Uma das cidades mais atingidas pelas chuvas do mês de maio deve rever seu Plano Diretor a partir de projetos da Universidade
A Universidade de Caxias do Sul apresentou à comunidade de São Sebastião do Caí um conjunto de ações para auxiliar na reconstrução do município que foi bastante prejudicado pelas fortes chuvas do mês de maio. No dia 6 de junho, uma comitiva da Universidade liderada pelo reitor Gelson Leonardo Rech deslocou-se à cidade para detalhar os serviços disponibilizados pela UCS e demonstrar apoio e solidariedade àquela população.
Entre as propostas está uma parceria com o município para revisar seu Plano Diretor dentro do conceito dos projetos Cidades Resilientes e ReNova Cidades, desenvolvidos por equipes do CityLivingLab, grupo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UCS, e pela Agência de Inovação da UCS (UCSiNOVA). Ambos enfatizam a importância de planejamento e governança eficazes para construir uma resiliência urbana sustentável, a fim de preparar as cidades para desastres naturais e mudanças climáticas.
A UCS também ofereceu ao município os serviços da Unidade Móvel do Instituto Hospital Veterinário (IHVET) da UCS, com ônibus e equipe que viabilizam a esterilização e castração de cães e gatos e promovem a educação sobre posse responsável de animais. Foram apresentados ainda serviços de logística para recepção e distribuição de mudas de hortifrutis em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O campus da Universidade em São Sebastião do Caí também esteve na pauta, como estrutura disponível pela Instituição para servir de base e sede para equipes em caso de planos de contingência local.
“São projetos que contemplam não apenas assistência social, mas também ciência, a exemplo do CityLivingLab. Sabemos das demandas da cidade após as enchentes, por isso colocamos nossos serviços e infraestrutura disponíveis dentro da nossa vocação comunitária”, destaca o reitor da UCS. O prefeito Júlio Campani agradeceu o esforço e a atenção da Universidade, destacando a importância da parceria. “São ações muito importantes que teremos a oportunidade de implementar com a UCS, tanto para auxílio na reconstrução quanto para evitar outras tragédias”, comenta.
Foto: Divulgação