UCS presente em ação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/12/2021 | Editado em 02/12/2021

A ação na Praça da Bandeira resultou em 1161 atendimentos entre cadastro, testagem e aconselhamento pós-teste; somados aos 387 pessoas que apenas fizeram os testes rápidos; iniciativa totalizou 1548 testes rápidos foram realizados

Docentes, estudantes e pesquisadores da Área do Conhecimento de Ciências da Vida participaram nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, de uma ação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Aids, realizada na praça da Bandeira, em Caxias do Sul. Ao longo do dia, profissionais do Instituto de Pesquisas em Saúde, do Centro Clínico e do Curso de Enfermagem colaboraram na realização de testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C. 

A atividade realizada em parceria com o Serviço Municipal de Infectologia, da Secretaria Municipal da Saúde, buscou, além da testagem rápida, repassar orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatites B e C.

A atividade teve ainda o apoio da ONG Construindo Igualdade e da Pastoral da Aids.

Ação alertou sobre prevenção e diagnóstico precoce – Durante a atividade, os profissionais da área da Saúde soltaram balões vermelhos no céu de Caxias do Sul. O ato é um alerta para a prevenção da Aids, doença ainda sem cura, mas que graças aos avanços dos tratamentos com antirretrovirais possibilitaram às pessoas vivendo com HIV uma melhor qualidade de vida.

Em Caxias do Sul, de acordo com o Boletim Epidemiológico Anual sobre HIV/Aids de 2021, a taxa de detecção da doença, no ano passado, foi de 14,5 casos por 100 mil habitantes, abaixo do período anterior, provavelmente devido à pandemia da covid-19, o que impactou nas ações de prevenção como a testagem diagnóstica de HIV. De 2011 a 2020, foram notificados, na cidade, 1.242 casos de Aids e 1.360 casos de infecção pelo HIV, com o maior incremento destes últimos a partir de 2014.

 A ação resultou em 1161 atendimentos entre cadastro, testagem e aconselhamento pós-teste; 387 pessoas fizeram os testes rápidos; no total, 1548 testes rápidos foram realizados; 2000  abordagens individuais com entrega de folders e 7200 preservativos entregues para a população de Caxias do Sul.

Fotos: Divulgação