UCS realiza avaliação diagnóstica da aprendizagem de estudantes de Gramado
Serviço é viabilizado a partir do Programa Regional de Ação Conjunta Universidade e Município, e oferece fundamentação para a implementação de ações que qualifiquem o desempenho escolar
A UCS Hortênsias, a partir do Programa Regional de Ação Conjunta Universidade e Município – PRAC, realiza a avaliação diagnóstica da aprendizagem de 1.580 estudantes de 14 escolas de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Gramado. As provas, aplicadas nos dias 13 e 14 de setembro, buscam verificar o domínio da leitura e da escrita, habilidades e competências em Língua Portuguesa e em Matemática.
Os resultados, que fundamentarão a implementação de ações para qualificar o desempenho escolar dos estudantes do Ensino Fundamental no município, serão apresentados à Secretaria de Educação de Gramado no início de outubro.
O coordenador do PRAC e professor do curso de Pedagogia da UCS, Delcio Agliardi, conta que o serviço vem sendo desenvolvido para várias secretarias de educação da região. “Representa uma esperança em termos de gestão do ensino, voltada aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, conforme preconiza a legislação da educação nacional”, pontua.
Ele acrescenta que a ação está em sintonia com os esforços da área de educação dos municípios para a promoção da aprendizagem, impactada pelo período de dois anos da pandemia, e que representa um compromisso da Universidade com a Educação Básica.