Etapa Sul da competição Baja SAE BRASIL 2019 reúne estudantes de Engenharia neste final de semana no Campus-Sede da UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/10/2019 | Editado em 12/11/2019

Mais de 500 universitários de 30 instituições disputam a Etapa Sul da 17ª edição da Baja SAE BRASIL. Duas equipes representam a UCS no evento que é aberto ao público.

UCS participa com duas equipes, compostas por estudantes dos cursos de engenharia de Caxias do Sul e de Bento Gonçalves (foto/divulgação SAE BRASIL)

Um dos mais importantes eventos da engenharia da mobilidade no Brasil terá sede, este ano, na Universidade de Caxias do Sul. De 15 a 17 de novembro, o campus-sede da UCS recebe a Etapa Sul da competição Baja SAE BRASIL 2019, uma apresentação e testagem de protótipos desenvolvidos por mais de 500 estudantes de engenharia de 30 instituições de ensino superior dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul (veja programação abaixo).

As provas dinâmicas (das 11h às 16h de sábado) e o enduro de resistência e a premiação (das 9h às 15h de domingo) são abertas ao público, com entrada franca. A pista está sendo construída em terreno junto ao Travessão Solferino, nos fundos do campus, próximo à Incubadora Tecnológica (ITEC-UCS). A UCS participa com duas equipes, com acadêmicos dos cursos de engenharia de Caxias do Sul e de Bento Gonçalves.

Em sua 17ª edição, o projeto Baja é uma iniciativa da seccional nacional da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE BRASIL) para o aprimoramento dos futuros engenheiros. Anualmente, os futuros profissionais de engenharia da mobilidade do país são desafiados a construir um veículo baja capaz de suportar as mais diversas condições de via, que seja extremamente seguro, com viabilidade de custo e que atenda normas técnicas estabelecidas. Assim, a competição visa colocar em prática as lições de sala de aula do mundo da engenharia.

Os protótipos – Projetados e construídos pelos estudantes, sob a supervisão de professores, os carros passarão inicialmente por avaliações de projeto, segurança e conforto, seguindo, então, para as provas dinâmicas, onde são avaliadas as capacidades de aceleração, retomada, tração, manobrabilidade e transposição de obstáculos. Por fim, no domingo, os carros passam por um enduro de resistência de quatro horas, onde seu desempenho e resistência são testados ao máximo.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, off road, com motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

A Etapa Sul (assim como outras duas competições regionais, as etapas Sudeste e Nordeste) é preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL Nacional, em que as equipes melhores colocadas poderão representar o Brasil em competição promovida pela SAE International, nos Estados Unidos.

PROGRAME-SE

O QUE: 17ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul
QUANDO: 15 a 17 de novembro de 2019
ONDE: campus-sede da Universidade de Caxias do Sul, no acesso pelo Travessão Solferino (entre os bairros Presidente Vargas e Cruzeiro)

ATIVIDADES
– Dia 15, sexta, das 9h às 18h
– Inspeções de segurança estática e dinâmica e apresentação de projetos.
– Dia 16, sábado, das 8h às 10h30  – Finais das apresentações orais dos projetos. Das 11h às 16h – Provas dinâmicas (aceleração, retomada, tração, manobrabilidade, suspensão e super prime).
– Dia 17, domingo, das 9h às 13h – Enduro de resistência. Das 14h às 15h – Premiação.

A programação de sábado, das 11h às 16h, e de todo o domingo é aberta ao público.

INSTITUIÇÕES E EQUIPES

Rio Grande do Sul

  • Universidade de Caxias do Sul/ Caxias do Sul – Equipe Tobaja UCS
  • Universidade de Caxias do Sul/ Bento Gonçalves – Equipe Bajagual
  • Faculdade de Horizontina/ FAHOR- Equipe Sinuelo FAHOR
  • Instituto Federal do RS/ Farroupilha – Equipe Baja SAE Lanceiros Negros
  • Instituto Federal do RS/ Erechim – Equipe Bajaridade Tchê
  • Instituto Federal RS/Ibirubá – Equipe Ibirubaja
  • Universidade Federal do Rio Grande/FURG – Equipe Baja FURG Motorsport
  • Universidade de Passo Fundo – Equipe Mas Baja Tchê
  • Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC – Equipe Baja de Galpão UNISC
  • Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ – Equipe Golias Baja UNIJUÍ
  • Universidade Federal de Santa Maria – equipe Bombaja UFSM
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS – Equipe TCHÊ
  • Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/ Erechim – Equipe URI Baja Team

Santa Catarina

  • Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina/ SATC – Equipe Baja SATC
  • Centro Universitário de Brusque/ UNIFEBE– Equipe Baja Pelznickel
  • Instituto Federal de Santa Catarina/ IFSC Lages – Equipe Leão Baja
  • Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC – Equipe UDESC Velociraptor
  • Universidade do Vale do Itajaí – Equipe AEGIR Ibajai
  • Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC Joinvile– Equipe CTJ Baja
  • Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC Florianópolis – Equipe UFSC Baja SAE.

Paraná

  • Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – Equipe Viper Baja
  • Universidade Estadual de Maringá – Equipe Capibaja
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Equipe Cataratas Baja SAE
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná / Ponta Grossa – Equipe Gralha Azul
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná / Curitiba – Equipe Imperador UTFPR
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná/ Londrina – Equipe Londribaja
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná/ Pato Branco – Equipe Pato Baja
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná/ Cornélio Procópio – Equipe Procobaja
  • Universidade Federal do Paraná – Equipe UFPR Baja SAE.

Mato Grosso do Sul

  • Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – Equipe Baja Guaicurus

 

A SAE BRASIL – Afiliada da SAE International, a SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) reúne, atualmente, 6 mil associados e mais de mil voluntários entre engenheiros, técnicos e executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial. Com presença em sete Estados brasileiros, por meio de nove seções regionais, a associação promove anualmente eventos, treinamentos e especializações voltadas à atualização tecnológica da indústria e a inovações e tendências da mobilidade brasileira e internacional.