UCS recebe projeto Miniarte Magia, com produções de 192 artistas de 12 países

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/09/2023 | Editado em 29/09/2023

Exposição apresenta um panorama das artes visuais de diferentes regiões do mundo. Universidade está representada com três obras

A Sacerdotisa, pintura em aquarela e tinta acrílica de Eduarda Sbeghen

O projeto Miniarte Internacional chega pela primeira vez ao Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul com a exposição Miniarte Magia, integrando a programação da 1ª International Week. Produções de 192 artistas de 12 países serão apresentadas de 2 a 23 de outubro, das 8h às 21h, na Galeria Universitária, e de 8 a 27 de novembro no Espaço Integrado de Exposições do Campus 8 da UCS, das 8h às 22h.

Mara Galvani assina a fotografia digital Pôr-do-sol do Guaíba

A UCS está representada na exposição pela acadêmica do bacharelado em Artes Visuais Eduarda Sbeghen, com a obra em aquarela e tinta acrílica A Sacerdotisa, pela professora do curso de Artes Visuais da UCS, Mara Galvani, com a fotografia digital Pôr-do-sol do Guaíba, ambas produzidas em 2022, e a egressa formada em Artes, Jane Maria Santos, com a pintura em acrílico Divinité, criada em 2020.

Coordenadora local da Miniarte Magia, a professora Mara Galvani destaca que o projeto oportuniza exposições tanto de artistas que já possuem longa carreira artística quanto de iniciantes, em especial os jovens universitários. “O projeto é uma forma de democratização da arte. A participação de Caxias do Sul e da UCS ganha destaque no cenário mundial artístico”.

Pintura em acrílico Divinité, de Jane Santos

Ao longo de 47 edições do Projeto Miniarte Internacional, o Brasil já estabeleceu parcerias artísticas com Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Geórgia, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Irlanda do Norte, Itália, México, Nova Zelândia, Polônia, Portugal e Taiwan. Idealizado pela renomada artista visual gaúcha Clara Pechansky, o Miniarte Internacional teve sua primeira edição em Porto Alegre, em 2003.

A proposta é a de acolher as obras inscritas em pequenos formatos para exposição, permitindo a conexão de uma diversidade de influências culturais sem que se perca a individualidade de cada artista. Clara destaca que a arte é sempre uma forma de expressão de sentimentos e sensações, e define a força da Miniarte: “como a menor palavra pode ter tanto poder quanto o mais longo discurso, uma pequena obra de arte pode ter um grande impacto sobre o observador”.

Fotos: Reprodução