UCS recebe projeto Miniarte Magia, com produções de 192 artistas de 12 países
Exposição apresenta um panorama das artes visuais de diferentes regiões do mundo. Universidade está representada com três obras
O projeto Miniarte Internacional chega pela primeira vez ao Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul com a exposição Miniarte Magia, integrando a programação da 1ª International Week. Produções de 192 artistas de 12 países serão apresentadas de 2 a 23 de outubro, das 8h às 21h, na Galeria Universitária, e de 8 a 27 de novembro no Espaço Integrado de Exposições do Campus 8 da UCS, das 8h às 22h.
A UCS está representada na exposição pela acadêmica do bacharelado em Artes Visuais Eduarda Sbeghen, com a obra em aquarela e tinta acrílica A Sacerdotisa, pela professora do curso de Artes Visuais da UCS, Mara Galvani, com a fotografia digital Pôr-do-sol do Guaíba, ambas produzidas em 2022, e a egressa formada em Artes, Jane Maria Santos, com a pintura em acrílico Divinité, criada em 2020.
Coordenadora local da Miniarte Magia, a professora Mara Galvani destaca que o projeto oportuniza exposições tanto de artistas que já possuem longa carreira artística quanto de iniciantes, em especial os jovens universitários. “O projeto é uma forma de democratização da arte. A participação de Caxias do Sul e da UCS ganha destaque no cenário mundial artístico”.
Ao longo de 47 edições do Projeto Miniarte Internacional, o Brasil já estabeleceu parcerias artísticas com Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Geórgia, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Irlanda do Norte, Itália, México, Nova Zelândia, Polônia, Portugal e Taiwan. Idealizado pela renomada artista visual gaúcha Clara Pechansky, o Miniarte Internacional teve sua primeira edição em Porto Alegre, em 2003.
A proposta é a de acolher as obras inscritas em pequenos formatos para exposição, permitindo a conexão de uma diversidade de influências culturais sem que se perca a individualidade de cada artista. Clara destaca que a arte é sempre uma forma de expressão de sentimentos e sensações, e define a força da Miniarte: “como a menor palavra pode ter tanto poder quanto o mais longo discurso, uma pequena obra de arte pode ter um grande impacto sobre o observador”.
Fotos: Reprodução