Campus 8 da Universidade sedia exposição com obras de Bruno Segalla até 29 de novembro
Mostra integra a primeira etapa do projeto Museus, Monumentos e Memórias, que dá início às comemorações dos 20 anos do Instituto Bruno Segalla
O Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul sedia a partir da próxima terça-feira, dia 24 de setembro, a exposição Bruno Segalla: Monumentos e Memórias. No mesmo dia ocorre o seminário Museus, Acessibilidade e Inclusão, com palestras, workshops e mesas-redondas com especialistas da área, entre eles o diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS, Anthony Beux Tessari. Ambos os eventos integram a primeira etapa do projeto Museus, Monumentos e Memórias, que dá início às comemorações dos 20 anos do Instituto Bruno Segalla (IBS).
O seminário Museus, Acessibilidade e Inclusão é aberto ao público, com inscrições gratuitas no Sympla. Os participantes terão acesso a mesas-redondas, workshops e palestras com especialistas em educação patrimonial, arte, cultura, acessibilidade e inclusão – confira a programação abaixo. O evento propõe a elaboração de estratégias para que os museus tornem-se, cada vez mais, espaços acessíveis a todos os públicos. “Além de espaços inclusivos, queremos ver os museus como instrumentos de promoção da diversidade e da inclusão”, comenta Flor Nieto, diretora executiva do IBS.
Após o seminário, às 19h, ocorre a abertura da exposição Bruno Segalla: Monumentos e Memórias, que conta parte da história de Bruno Segalla, especialmente os períodos relacionados à produção de monumentos em Caxias do Sul. A mostra, que segue até 29 de novembro, terá em torno de 30 peças, entre esculturas em gesso, madeira e argila, além de alguns projetos e fotos do acervo.Os eventos têm recursos da Lei Paulo Gustavo (Ministério da Cultura) e do Pró-Cultura RS (governo estadual). O apoio institucional é da Universidade de Caxias do Sul e a produção cultural é de Lynch Gestão Cultural.
Sobre o artista
Bruno Segalla (1922-2001) é autor de seis dos principais monumentos de Caxias do Sul: Instinto Primeiro, Monumento aos Direitos Humanos, estátua de Ana Rech, Jesus Terceiro Milênio – Reflexão, estátua do Padre Eugênio Ângelo Giordani e busto do Dr. Henrique Ordovás Filho. O projeto Museus, Monumentos e Memórias tem o objetivo de valorizar o patrimônio histórico e cultural do município a partir do resgate da história destes monumentos, da difusão deste conhecimento junto à rede pública de ensino, com oficinas para professores, visitas guiadas e oficinas educativas para crianças, além da realização do seminário e da exposição.
Seminário Museus, Acessibilidade e Inclusão – dia 24 de setembro
Programação
8h45min – Credenciamento
9h – Abertura
9h15min – Palestra Bruno Segalla: Obra e Legado, com Mariana Duarte
10h30min – Palestra IBS e o Projeto Museus, Monumentos e Memórias, com Florencia Nieto
11h30min – Mesa-redonda Educação Patrimonial, com Liliane Giordano, Anthony Tessari e Geovana Erlo
14h – Mesa-redonda Museus, Acessibilidade e Inclusão, com Milena Eich, Roberta Spader e Ernani Viana Neto
15h – Workshop Tecendo Memórias, com Ana Paula Almeida
16h30min – Palestra Educação Patrimonial, com Maria Beatriz Pinheiro Machado
17h30min – Visita mediada à Exposição
Inscrições: Na plataforma Sympla
Exposição Bruno Segalla: Monumentos e Memórias – de 24 de setembro a 29 de novembro
*Ambos os eventos ocorrem no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (Av. Frederico Segala, 3099 – Samuara)
Crédito da imagem: manipulação de Marco Verdi sobre fotos de obras de Bruno Segalla/Divulgação