UCSTec: Técnica e criatividade para a criação de jogos digitais.

Publicado em 20/08/2019 | Editado em 20/08/2019

A demanda crescente por profissionais dedicados ao design e ao desenvolvimento de jogos digitais justifica as atenções do mercado à área e reflete a popularização das plataformas móveis e da conexão em rede, bem como o crescimento exponencial do número de jogadores.

Dados do relatório Gamer Consumer Insights referentes ao último ano, da fornecedora de dados em jogos e esportes Newzoo, indicavam que os 75.7 milhões de jogadores no Brasil gastariam 1,5 bilhão em 2018, tornando o país o 13º maior mercado de games do mundo. A Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul – ADJOGOSRS, no relatório Mercado de Games Rio Grande do Sul 2018, com base nas 31 desenvolvedoras de games associadas, apontou um faturamento de 21.208 milhões no ano, que representa um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. Em relação aos empregos, o estado registrou 58% de crescimento em comparação à 2017.

Para você que busca atuar no desenvolvimento da indústria criativa, o programa UCSTec promove um ingresso rápido no universo dos games, com uma trajetória de estudos de apenas dois anos e meio a partir de aulas presenciais noturnas no Campus-Sede, em Caxias do Sul.

Formação Completa
Estudar Jogos Digitais no UCSTec impulsiona o desenvolvimento de competências técnicas, criativas e humanas. As aptidões permitem criar, projetar, implementar e manter jogos digitais de gêneros e plataformas diversas, voltados a entretenimento, educação, treinamento e publicidade. É possível atuar no gerenciamento de projetos de criação com equipes multidisciplinares, avaliar, selecionar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas para o desenvolvimento técnico de jogos digitais, bem como elaborar, desenvolver roteiros, cenários, personagens e mecânicas, e também emitir pareceres técnicos. Além de atender às necessidades do mercado, a formação estimula o empreendedorismo, com foco na criação de novos negócios na área da indústria criativa.

Conexão de Conhecimentos
Ao final de cada semestre, um projeto temático propõe a conexão entre os conhecimentos acessados durante o período. As abordagens contemplam casual games, animação digital, jogo desktop, jogo mobile e game design and development. Ainda, o compartilhamento de disciplinas com os bacharelados em Criação Digital, Design e Ciência da Computação permite aos alunos transitarem em ambientes interdisciplinares.

Infraestrutura
O curso propõe competências de game design para a produção de experiências significativas em jogos digitais, habilidades relativas ao desenvolvimento de jogos digitais (técnica e artisticamente). Para o desenvolvimento das habilidades necessárias à profissão, o estudante usufrui de infraestrutura com estúdios de televisão e fotografia, laboratórios de criação e aplicação de softwares, de desenvolvimento de games, de edição e informática.

Mercado profissional
Formados, os profissionais poderão atuar em empresas e estúdios de desenvolvimento de jogos digitais, em agências de publicidade, produtoras de websites e veículos de comunicação, na criação de advergames ou outras ferramentas interativas, em instituições educacionais, produzindo objetos de aprendizagem, institutos e centros de pesquisa, entre outros ambientes.

Foto: Claudia Velho