Universidade de Caxias do Sul é oficialmente certificada com o Selo ODS Educação 2023

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/03/2024 | Editado em 14/03/2024

Repositório Institucional, ForMigra, UCS Municípios e UCS Sênior foram evidenciados entre 39 instituições brasileiras comprometidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A Universidade de Caxias do Sul está entre as 39 Instituições de Ensino do Brasil certificadas na segunda etapa do Selo ODS Educação 2023. As certificações foram entregues no dia 5 de março, na Escola Paulista da Magistratura (EPM), em São Paulo. Na ocasião foi realizada a mesa-redonda “Diálogos sobre os ODS na Educação”, com a presença de representantes de diversas entidades ligadas ao desenvolvimento sustentável.

Nesta edição foram identificados 889 projetos de impacto social, por meio de 360 projetos desenvolvidos por instituições de ensino públicas e privadas. Os quatro projetos inscritos pela UCS – Repositório Institucional da UCS, ForMigra, UCS Municípios e UCS Sênior – foram certificados. Em janeiro, a Universidade obteve a renovação da certificação recebida em 2022 e renovadas para o ano seguinte.

A iniciativa tem o intuito de reconhecer projetos que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de estimular a participação das unidades de educação em iniciativas que auxiliem no alcance das metas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Composta por 17 ODS relacionados às pautas ambientais e sociais, desdobrados em outras 169 metas, a Agenda foca em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pela população mundial na defesa de direitos, no combate à desigualdade e no respeito ao planeta.

Os critérios para certificação das instituições de ensino com o Selo ODS EDU são:
• Cadastrar projetos na plataforma nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão;
• Promover uma atividade e/ou espaços de discussão sobre os ODSs na instituição;
• Demonstrar sua contribuição na melhoria do ODS 4 – Educação de qualidade.
Após o período de inserção de projetos é gerado um protocolo que resume quantidade de iniciativas, seus respectivos resultados e os ODS impactados.

Repositório Institucional
O Repositório Institucional da UCS é a plataforma que armazena a memória da Instituição, reunindo todo o material intelectual produzido pelos acadêmicos, entre trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses. Sua missão é promover a Universidade em âmbito nacional e internacional, por meio da disseminação da informação em acesso aberto em busca da valorização da produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa.

ForMigra
O Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados (ForMigra) é promovido pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, por meio do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), de Caxias do Sul, ao lado de cinco universidades – a UCS é uma delas. Seu objetivo é preparar pessoas para o atendimento a migrantes e refugiados.

UCS Municípios
O UCS Municípios promove o permanente debate com coordenadorias regionais e secretarias municipais de educação, tendo como público-alvo os professores da rede pública de ensino. Foi criado para estimular a discussão entre os profissionais e autoridades da área educacional sobre as questões relacionadas ao desenvolvimento humano, científico e tecnológico, comunitário e organizacional, visando atender necessidades emergentes e qualificar processos de trabalho.

UCS Sênior
Criado há 33 anos, o Programa UCS Sênior apresenta um universo de possibilidades para a pessoa idosa, nas diferentes áreas do conhecimento. As aulas e atividades com foco em educação e longevidade para pessoas acima dos 50 anos ocorrem nos formatos presencial e on-line síncrono. O programa ainda oferece como benefício para estudantes a partir dos 55 anos, matriculados em um dos cursos de graduação na modalidade presencial (exceto no curso de Medicina) ou em cursos de pós-graduação Stricto Sensu (doutorados e mestrados), o desconto de 25% no valor das disciplinas contratadas. Atualmente, o projeto conta com 733 alunos.