Universidade de Caxias do Sul recebe 17 estudantes estrangeiros neste primeiro semestre

Alunos realizam intercâmbio de graduação e mestrado na Instituição
Participando da mobilidade internacional de estudantes há 28 anos, a Universidade de Caxias do Sul recepcionou mais um grupo de alunos estrangeiros no início do primeiro semestre letivo de 2025. São 17 estudantes de 11 países: Jamaica, Gana, México, Guatemala, Colômbia, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Itália, Bolívia, Angola e Honduras.
O Welcome Day (Dia de Boas-Vindas) ocorreu no final da tarde de sexta-feira, 14 de março. Os alunos foram recepcionados no auditório do bloco L do Campus-Sede e receberam instruções gerais sobre a UCS, como informações sobre o funcionamento do Ambulatório do Campus (ACAM), biblioteca e outros pontos importantes.
A coordenadora de Relações Internacionais da UCS, Fabiola Carla Sartori, enfatiza a importância desse intercâmbio no dia-a-dia do campus. “A presença de alunos estrangeiros na UCS traz a riqueza da diversidade cultural, incentivando o diálogo e, principalmente, o respeito, elementos essenciais na formação de cidadãos preparados para os desafios de um mundo interconectado”.
Os estudantes estrangeiros ingressam na Universidade a partir de iniciativas distintas. Há alunos que farão intercâmbio por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI), com período de estudos na UCS de um ou dois semestres. O outro enquadramento é no Programa de Estudantes – Convênio de Graduação, iniciativa do Governo brasileiro que traz alunos estrangeiros para realizar o ciclo completo de estudos em universidades brasileiras. Após concluir, o estudante retorna ao país de origem para a emissão do diploma. Os estudantes de pós-graduação e mestrado permanecem na universidade de acordo com o objetivo da pesquisa. Além disso, há uma aluna que vai frequentar a graduação de maneira regular.
Foto: Bruno Zulian