Vestibular de Inverno UCS: divulgação dos classificados ocorre até 16 de junho

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/06/2021 | Editado em 13/06/2021

Prova presencial foi realizada neste domingo, 13 de junho. Avaliação do curso de Medicina registrou segundo menor índice histórico de abstenção.

A divulgação dos classificados no Vestibular de Inverno da Universidade de Caxias do Sul, realizado neste domingo, dia 13 de junho, ocorre até 16 de junho, no site da UCS (ucs.br). A prova de redação, a partir das 8h30, foi aplicada para os cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologias – exceto Medicina. Já a prova do curso de Medicina, realizada no Campus-Sede, teve início às 13h30.

O concurso presencial atendeu aos protocolos e critérios determinados pelas normas de distanciamento controlado devido à pandemia da Covid-19, respeitando as diretrizes determinadas pelo poder público.

Professoras Valneide Azpiroz e Flávia Costa.

A coordenadora da Comissão Permanente de Seleção da UCS, professora Valneide Luciane Azpiroz, afirma que o concurso ocorreu de forma tranquila, sem intercorrências nem atrasos, e celebra o segundo menor índice histórico de abstenção entre os candidatos ao curso de Medicina na Instituição, de 5% – que avalia como notável, ainda mais considerando o cenário de pandemia.

A professora Flávia Fernanda Costa, pró-reitora Acadêmica da UCS, acredita que a participação traduz o valor atribuído à Universidade como Instituição séria, de qualidade, e que oferece as melhores condições de formação para seus acadêmicos. “A avaliação ocorreu, como tradicionalmente, de forma impecável, desde a elaboração do edital, da designação das pessoas que atuaram nos processos, na elaboração da prova, por professores extremamente qualificados, até o acolhimento dos alunos”, enumera, sobre os procedimentos e equipes envolvidas, que priorizaram segurança e seriedade.

Redação

A professora Valneide ressalta que os temas para redação são sempre escolhidos a fim de proporcionar a elaboração de bons textos, a partir da aceitação de uma boa proposta – conectados com a atualidade, saem do lugar-comum e oportunizam aos candidatos a defesa de seus pontos de vista.

A prova dos Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias consistiu na elaboração de uma redação, com duração máxima de duas horas, e a possibilidade de escolha entre os seguintes temas:

  • Em sua opinião, a suspeita de espionagem é suficiente para um país solicitar a extradição de uma pessoa? Por quê?
  • Em sua opinião, por que o brasileiro é tão consumista?

Os que optaram pelo aproveitamento da nota de redação dos Vestibulares da UCS, de 2016 a 2021, ou pelo aproveitamento da nota de redação do ENEM, de 2015 a 2020, ficaram dispensados de fazer a prova presencial.

Para o curso de Medicina, além do texto dissertativo, com os temas a seguir, os candidatos responderam dez questões de Língua Portuguesa, dez questões de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), dez questões de Conhecimentos Gerais, dez questões de Biologia e dez questões de Química, com a duração total de cinco horas.

  • Em sua opinião, escrever é mesmo uma forma de viver?
  • Em sua opinião, é possível afirmar que a democracia está consolidada no Brasil? Por quê?
  • Em sua opinião, por que algumas pessoas desenvolvem a síndrome de Burnout?

Clique para acessar o gabarito.

Biossegurança

Visando aos cuidados com os participantes do Vestibular, houve a intensificação das medidas de prevenção e de segurança sanitárias, com um protocolo elaborado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação Local (COE-E Local UCS).

A professora Valneide ressalta que foram seguidas, rigorosamente, todas as medidas para a biossegurança. Dentre as determinações do protocolo, cada candidato levou ao local de prova caneta esferográfica azul com corpo transparente. A entrada nos blocos ocorreu de forma escalonada, para evitar concentração de alunos, que chegaram de máscaras e foram orientados para a sua substituição por nova máscara, com todos os cuidados, na entrada das salas e após um período de prova, respeitaram as normas de distanciamento, o uso de álcool gel, tapetes sanitizantes e a aferição de temperatura. Ainda, contaram com a disponibilidade de médicos no período pré-prova para sanar possíveis dúvidas sobre como proceder no âmbito da saúde, entre outras medidas adotadas pela Instituição, que na data manteve espaços e serviços fechados para impedir aglomerações.

Matrículas

Enquanto a matrícula para os aprovados em primeira chamada no curso de Medicina ocorre nos dias 17, 18 e 19 de junho, os aprovados nos demais cursos deverão aguardar contato da UCS, que fornecerá instruções para os procedimentos.

Expectativa

A distância entre Boa Vista, em Roraima, e Caxias do Sul não foi impedimento para os irmãos Elisa Mulinari, de 18 anos, e João Lucas Testolin, de 21 anos, fazerem o Vestibular de Inverno da UCS. Nem mesmo o frio assustou os jovens que estavam na expectativa para prestar a prova para o curso de Medicina. “Onde a gente vive, a mínima é 22ºC”, comentou, quando os termômetros estavam perto de 12ºC.

A escolha pela UCS se deu porque o pai dos jovens é natural do Rio Grande do Sul – da região central do Estado, de Cruz Alta.

Elisa tenta pela segunda vez passar no processo seletivo. João conheceu a Universidade neste domingo e estava impressionado com a estrutura da Instituição.

Ambos afirmaram que buscaram avaliações de vestibulares anteriores da UCS e tinham a expectativa de uma prova difícil. Elisa salientou, porém, que achava interessante o método utilizado pela Universidade, porque focava nas matérias vinculadas diretamente à graduação, como Química e Biologia.

A mesma sensação de Elisa e João podia ser observada em Ana Vitória Cioato, de 21 anos. A distância para fazer a prova foi bem menor: o trecho entre São Marcos e Caxias do Sul, mas o sentimento era semelhante. “A prova da UCS é boa de fazer, apesar do grau de dificuldade elevado”, destaca a jovem que já realizou o processo seletivo de verão.

A expectativa para essa edição, porém, era positiva. “Espero fazer o vestibular com tranquilidade e obter um bom resultado”, destacou.

Fotos: Rodrigo Bado, Augusto Prangutti e Vagner Espeiorin