Vestibular de Medicina da UCS transcorreu de forma tranquila neste domingo
A forte chuva que caiu ao longo do dia não abalou a determinação de centenas de jovens que buscam uma vaga em um dos cursos de Medicina mais tradicionais do Estado
A forte chuva não deu trégua, mas também não abalou o ânimo e a determinação de centenas de jovens que prestaram o vestibular para Medicina neste domingo, 16 de junho, na Universidade de Caxias do Sul. Candidatos de Caxias e de várias outras cidades do Estado, acompanhados de familiares, professores e amigos, foram acolhidos pela Instituição no Centro de Convivência, no Campus-Sede, a partir das 10h, com uma estrutura que lhes proporcionou tranquilidade, descontração e integração. O mau tempo não causou intercorrências, e o processo seletivo ocorreu sem atrasos ou aglomerações.
As provas tiveram início às 13h30min e seguiram até as 18h30min, com dez questões de Língua Portuguesa, dez de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), dez de Conhecimentos Gerais, dez de Biologia e dez de Química, além da redação. Nesta edição, os temas da redação sugeridos aos vestibulandos foram: “Em sua opinião, a idade é um obstáculo na realização dos nossos sonhos? Por quê?”; “Em sua opinião, a superpopulação global é um mito ou uma realidade? Por quê?”; e “Em sua opinião, por que não podemos censurar obras literárias? Por quê?”.
São oferecidas 50 vagas e a relação dos aprovados, em ordem alfabética e com a respectiva classificação, estará disponível neste link até a próxima quarta-feira, dia 19 de junho. Os aprovados receberão um SMS com informações sobre dias, salas e horários para a realização da matrícula. Confira todas as informações sobre o concurso no edital.
“O Vestibular de Medicina é sempre um momento muito importante para a UCS. O curso de Medicina tem 56 anos, e a Universidade, 57 anos. Ou seja, é um curso estruturante da nossa Instituição, que hoje dispõe de dois blocos, o H e o S, o Hospital Geral, que está entre os dez melhores hospitais 100% SUS do Brasil, e um corpo docente altamente qualificado. Nós ficamos muito felizes com esse movimento de busca pela nossa Instituição. Estamos acolhendo os vestibulandos com carinho, e certos de que daremos aos futuros médicos uma formação profunda, técnica e humanística. Os vestibulandos que estão aqui hoje, em um dia de chuva e frio, são sinônimos de pessoas com garra, com vontade de aprender, e que sabem que o futuro está determinado pelo conhecimento que se adquire”, destacou o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech.
Para a pró-reitora de Graduação, Terciane Ângela Luchese, o dia do vestibular de Medicina da UCS é sempre muito aguardado e torna-se realmente especial. “São centenas de famílias e de jovens que esperam por esse momento. E nós, como professores e funcionários, nos preparamos muito para tornar esse processo o mais organizado possível, o que envolve muitas pessoas e serviços. Sabíamos da previsão de fortes chuvas, mas não é porque está chovendo que não teremos sucesso. Desejamos que o vestibular possa trazer uma possibilidade de futuro para cada um, projetar carreiras e concretizar sonhos”, comentou. “Temos essa tradição de cuidar das pessoas e a responsabilidade de formar alunos competentes tecnicamente, mas de forma muito humana. É um grande prazer estar aqui, em apoio aos vestibulandos e seus familiares”, complementou a coordenadora do curso de Medicina da UCS, professora Ana Paula Agostini.
Acolhida e inspiração
Entre as ações de acolhida aos vestibulandos antes do início das provas esteve a visita guiada por professores aos Blocos S e H do Campus-Sede da UCS, destinados ao curso de Medicina. A vestibulanda caxiense Bianca da Silva de Araújo, 20 anos, participou da visita ao Bloco H, que recentemente foi reestruturado e tornou-se referência em inovação no processo de ensino e pesquisa através de tecnologias avançadas. Entre os diferenciais do prédio está o Laboratório de Simulação da Vida, que oferece cenários para ensino e prática de situações clínicas a partir de tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual e impressoras 3D de modelos anatômicos. Concluído o roteiro, Bianca inspirou-se ainda mais para conquistar a vaga para o curso de Medicina. “Eu já estudo Farmácia aqui na UCS há um ano, mas agora decidi pela Medicina. Eu não conhecia a nova estrutura do Bloco H, é realmente impressionante”, disse a candidata, acompanhada do pai, Felipe Ruffatto de Araújo, formado em Administração pela UCS, e da mãe, Francine da Silva, que no final deste ano se forma na UCS, no mesmo curso.
Junto da família, Ana Clara de Amorim Brandão, 17, veio de Gramado para prestar seu primeiro vestibular, como treineira. Ainda finalizando o Ensino Médio, estava ansiosa para o momento da prova que representaria sua primeira experiência conectada ao Ensino Superior. “Escolhemos a UCS pois é uma Universidade muito bem conceituada, com uma estrutura de ensino que inclui até o ambiente de hospital. Ainda, é relativamente próximo de casa”, contextualizou. Emocionados, os pais Wagner e Gisele Brandão, junto ao filho João Gabriel, falaram sobre a felicidade de acompanhar os passos que vão levar à carreira profissional de Ana Clara. “É a realização de um sonho dela, que é também nosso”, resumem.
Confira o gabarito das provas deste domingo neste link
Fotos: Bruno Zulian